Logo

Delegação cabo-verdiana aos XIII Jogos da CPLP foi recebida pelo primeiro-ministro

Delegação cabo-verdiana aos XIII Jogos da CPLP foi recebida pelo primeiro-ministro

 

 A delegação cabo-verdiana aos XII Jogos Desportivos da CPLP, que este ano se realiza em Timor Leste, foi recebida esta tarde pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva que ressaltou que “esta participação tem um grande significado”, alegando que “os nossos jovens atletas, treinadores, árbitros e dirigentes terão a oportunidade de competir, conviver, conhecer outras culturas e representar Cabo Verde com orgulho”.
Para o Chefe do Governo, a competição é importante, mas o fair play, a troca de experiências e o conhecimento de um país amigo como Timor-Leste são igualmente valiosos. E sim, esperamos também medalhas.
“Este momento é igualmente a prova de que vale a pena investir nas Olimpíadas de Desporto Escolar. É ali que se descobrem talentos, se desenvolvem competências e se formam valores como a igualdade, a disciplina, o respeito e a superação”, referiu o chefe do Governo, 
O Executivo, afiançou, continuará a apoiar o desporto, tanto nas modalidades federadas como nas bases formativas. 
Sublinhou que “a diversidade das modalidades representadas — atletismo, futebol, karaté, xadrez, basquetebol, voleibol de praia e desporto adaptado — mostra bem o dinamismo e o potencial dos nossos jovens”.


 

 

 

delegação CPLP 1.jpg

Enquanto isto, o presidente do conselho diretivo do Instituto do Desporto e Juventude (IDJ), José Eduardo dos Santos, destacou a importância dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) não apenas pela busca por medalhas, mas como uma grande aposta no desenvolvimento do desporto escolar em Cabo Verde.
“Nós não vamos só participar, claro que vamos para competir. Queremos competir ao maior nível. Se trouxermos medalhas, óptimos. Se não trouxermos, estamos conscientes do trabalho que está a ser feito para se ganhar medalhas lá mais à frente,” afirmou José Eduardo dos Santos, reforçando a estratégia de longo prazo do IDJ que privilegia a formação de atletas desde as escolas.
 

 

delegação CPLP 2.jpg

"Não queremos apenas estar presentes, queremos ser protagonistas e fazer história. Os treinos são intensos e focados em dominar o jogo, a nossa equipa está preparada para competir e trazer resultados positivos para Cabo Verde", afirmou o atleta António Reis.
No seio dos atletas reina um espirito de optimismo.  António dos Reis destacou um desafio que ainda persiste no futebol jovem em Cabo Verde, a necessidade de “maior investimento”.
Segundo ele, muitos jovens talentos acabam desistindo por falta de condições e motivação, algo que poderia ser superado com um apoio mais consistente das instituições.
Para o diretor técnico da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Rui Costa, este momento é fundamental para a motivação dos jovens atletas.
O director técnico da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Rui Costa, por sua vez, destacou a importância da visita ao Primeiro-Ministro como um momento carregado de simbolismo e motivação para a equipa que representará Cabo Verde no Campeonato da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Constituída por 86 integrantes, dos quais cerca de 50 atletas, seleccionados nas últimas Olimpíadas do Desporto Escolar, a comitiva crioula, a comitiva cabo-verdiana viaja no Domingo,  no próximo domingo, 13, com chegada prevista a Timor no dia 17, seguida de dois dias de descanso antes da abertura oficial dos jogos no dia 19.
 


 

Partilhar