Director Geral das Comunidades enaltece a importancia da organizaçao de competições desportivas nas comunidades emigradas

O Director geral das Comunidades assistiu ao torneio de futebol veteranos, competição realizada nos dias 5 e 6 de Julho, pela Associação cabo-verdiana do Seixal, competição que para além de equipas locais de países de lusofonia, teve a participação do Varanda da Achada de Santo António.
Para Martinho Ramos, a realização de intercâmbios desportivos envolvendo equipas de cabo-verde e da diáspora, são momentos de celebração e de união entre Cabo Verde e as comunidades emigradas, através do desporto.
No dizer do Director geral das Comunidades, o Governo de Cabo Verde reconhece o desporto e a cultura como instrumentos poderosos de integração, de afirmação da “nossa juventude e de dinamização económica, porquanto, eventos desportivos são pontes que ligam comunidades, promovem o diálogo e abrem portas para futuras parcerias e investimentos”.
Ramos disse, como afirmou Nelson Mandela: "O desporto tem o poder de mudar o mundo. Tem o poder de inspirar. Tem o poder de unir as pessoas de uma forma que poucas coisas conseguem.
" Esta visão é partilhada por todos nós, que acreditamos no desporto como ferramenta de transformação social”.
Adiantou ainda que, o lendário jogador de futebol Pelé também dizia: "O sucesso não é acidente. É trabalho duro, perseverança, aprendizagem, estudo, sacrifício e, acima de tudo, amor pelo que você está fazendo." É este espírito que nos move e que queremos transmitir às novas gerações”.
Enquanto Director geral das Comunidades, Martinho Ramos deixa palavras de agradecimento à Câmara Municipal do Seixal na pessoa do seu Presidente, Paulo Silva, e à Associação Cabo-Verdiana do Seixal liderada por Miguel Fortes, pela receção calorosa aos visitantes participantes no torneio ganho por uma equipa da comunidade de São Tomé e Príncipe, que derrotou o Varanda na lotaria de pênaltis depois do empate a zero, bem como, pelo compromisso com a comunidade cabo-verdiana.