Logo

Santiago Norte: Seminário visa colher subsídios para melhor organização do desporto universitário - ministro

Santiago Norte: Seminário visa colher subsídios para melhor organização do desporto universitário - ministro

 O ministro do Desporto disse hoje que o seminário sobre o desporto universitário, a decorrer na Universidade de Santiago (US), em Assomada, visa colher subsídios e recomendações para uma melhor estrutura e organização do desporto nesta vertente.

Carlos Monteiro falava na abertura do Seminário sobre Desporto Universitário em Cabo Verde, uma iniciativa do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), em parceria com a Universidade de Santiago, outras instituições do ensino superior e organismos desportivos nacionais.

A iniciativa busca colher subsídios e recomendações para fortalecer o sistema do desporto universitário no país.

O ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto destacou que o seminário é uma oportunidade de reflexão sobre políticas públicas e estratégias de dinamização da prática desportiva no ensino superior. Enfatizou ainda o papel das federações, como a Federação Nacional do Desporto Universitário (FNDU), na promoção de uma prática “inclusiva, estruturada e representativa”.

“Este encontro visa delinear caminhos para o fortalecimento do desporto no meio académico, reconhecendo a sua importância na formação integral dos estudantes, na promoção de valores como a saúde, cidadania, inclusão e desenvolvimento de talentos”, afirmou o ministro.

O seminário abordará temas relacionados à necessidade de uma estrutura de governança eficiente, a criação de uma federação nacional que reúna as associações académicas e a elaboração de um plano estratégico alinhado ao Plano Nacional do Desporto 2025-2035.

O governante avançou que a meta é realizar uma Assembleia Geral com representantes das instituições de ensino superior até o final de Agosto, a fim de aprovar os estatutos e órgãos sociais da nova entidade de desporto universitário, pois, para financiar o desporto universitário é preciso haver “organização, planeamento e estratégia”.

Em representação do reitor da Universidade de Santiago, o director dos Serviços Académicos, Lamine Tavares, evidenciou o histórico de apoio da US à causa desportiva, mencionando títulos em diversas modalidades como futsal e andebol, e a intenção de avançar com outras modalidades, como o basquetebol e futebol.

Por seu turno, o presidente da Associação Regional de Futebol de Santiago Norte, Víctor Silva, manifestou a preocupação com a diminuição da prática desportiva por parte dos atletas após o término do ensino secundário e a entrada no ensino superior.

Segundo o mesmo, muitos abandonam o desporto devido à falta de tempo, dispensa das aulas ou outras prioridades académicas e que para enfrentar esse desafio, a associação pretende buscar junto às universidades e ao IDJ, soluções que permitam aos atletas conciliar os seus estudos com a prática desportiva.

Victor Silva lamentou, igualmente, as dificuldades enfrentadas por atletas locais para participarem de grandes eventos desportivos devido à sua posição geográfica, exemplificando com os obstáculos enfrentados pelos atletas do Tarrafal, que tiveram dificuldades para participar na Taça da Independência, devido às limitações de transporte e logística.

Evidenciou a necessidade de soluções que reduzam esses entraves para garantir maior uma participação regional em competições nacionais e internacionais.

Partilhar