Presidente da Associaçao Cabo-verdiana do Seixal faz balanço positivo do torneio de futebol ganho pela equipa de São Tomé e Príncipe.

O torneio foi organizado nos dias 5 e 6 de Julho pela Associação cabo-verdiana do Seixal, competição que contou com a participação de seis equipas: AD de Almada, Varanda, equipa de cabo-verdianos da Espanha, equipa de São tomé, Solpontense da Associação cabo-verdiana e uma equipa da Guiné Bissau.
No jogo da final do torneio que aconteceu no Domingo, 6, São Tomé e Varanda de Cabo Verde empataram a zero no final dos 60 minutos, 30 para cada lado, o vencedor do torenio foi encontrado a partir da marcação de pontapés de pênaltis, tendo a sorte sorrido à formação santomense que venceu por 5-3.
Anualmente a Associação cabo-verdiana organiza torneios de futebol que habitualmente engloba 10 equipas, competição realizada com o apoio da Câmara e Junta de freguesia de Seixal e de outros parceiros privados locais.

Estes apoios no dizer do presidente da estrutura associativa, Miguel Fortes, tem sido de grande importância, tanto no aspecto de alojamento, alimentação e troféus.
“ São nossos parceiros a Câmara e a Junta de Freguesia de Seixal, a Embaixada de Cabo Verde, a Igreja Nova que tem um espaço que alojamentos cerca de 50 pessoas, e este ano destacamos a visita do ministro do Desporto Carlos Monteiro e a Encarregada de Negócios da Embaixada, Fernanda Fernandes, bem como o Diretor Geral das Comunidades, Martinho Ramos”, adiantou .
O presidente da Associação cabo-verdiana de Seixal enaltece a organização do torneio deste ano, realçando que aconteceu no ano do cinquentenário da Independência de Cabo Verde.
“Eu acho que o balanço do torneio, seja da comemoração dos 50 anos na diáspora, é positivo. Penso que a trajetória do nosso país nestes anos é francamente positiva, porquanto o país progrediu a vários níveis, tendo vivido alguns anos no regime de partido único e depois passando para o regime plural – democrático, sendo exemplo em África e merecido elogios internacionais. Independente de alguns erros, mas devemos nos orgulhar de uma forma global, com o percurso feito até agora”, defendeu Fortes.
Já de Santinha da equipa Varanda enaltece a organização deste torneio, porquanto considera tratar-se de uma boa forma de fortalecer os laços de intercâmbio e amizade de com comunidades de língua portuguesa e comunidades cabo-verdiana na diáspora.
“ Estão de parabéns os promotores do torneio, a Associação cabo-verdiana de Seixal e parceiros locais nomeadamente a Câmara municipal, pelo que enaltecemos muito inciativas desta natureza,” frisou.

No final do torneio com contou a presença do ministro do Desporto, Carlos monteiro, foi lançado o repto para que a equipa Varanda possa organizar um torneio na cidade da Praia e convidar equipas da comunidade cabo-verdiana do Seixal, da AD de Almada e outras equipas de cabo-verdianos da diáspora.
“ Nós vamos agora quando regressarmos à Cabo Verde elaborar um porjecto e esperamos contar com o pronto apoio do Governo como de resto manifestou o ministro do Desporto e de outros parceiros, para que possamos organizar uma boa competição o próximo ano na cidade da Praia. Será grande prazer fazer o referido torneio até para retribuirmos a calorosa recepção e apoio que a Associação cabo-verdiana de Seixal nos proporcionou”, afirmou Já de Santinha.
Já de Santinha na ponta final da conversa Cvsports, também agradeceu a Câmara Municipal do Seixal e outras entidades locais do município, parceiros nacionais e com realce para a transportadora aérea nacional, que teve boa contribuição que ajudou na viagem do Varanda à Portugal.
Cvsports Jogo Limpo