Banco Africano de Desenvolvimento anuncia pacote de financiamento de 304 milhões de dólares no horizonte 2025/27

O Banco africano de desenvolvimento mostra-se disponível para continuar a ser parceiro de Cabo Verde no seu processo de desenvolvimento, anunciando investir 184 milhões de dólares e mobilizar 120 milhões de dólares junto de outros parceiros (304 milhões), no horizonte 2025/27.
O anúncio foi do presidente do BAD, Akinwumi Adesina, após o encontro tido ontem Presidente da República, José Maria Neves.
No encontro com PR, o dirigente máximo do BAD que se fez acompanhar pelo Vice-Primeiro Ministro de titular da pasta das Finanças, Olavo Correia, Adesina disse que Cabo Verde pode continuar a contar com total apoio da estrutura que dirige, porquanto reconhece os esforços e o trabalho que tem sido feito na caminhada de desenvolvimento do arquipélago
“Acima de tudo, vim dizer ao Presidente da República, que o BAD continuará a ser um dos grandes parceiros e financiador de Cabo Verde. Disse-lhe que entre 2025-27, esperamos enquanto Banco investir 184 milhões de dólares e mobilizar 120 milhões de dólares de outros parceiros… cerca de 304 milhões de dólares”, afirmou.

O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, traçou a importância do corredor marítimo Praia-Dakar-Adidjam, tendo em conta o grande mercado sub-regional e as vantagens para uma maior integração económica de Cabo Verde.
“Vai reduzir o custo de transportes, envio de mercadorias e serviços significativamente e vai ajudar a dar impulso `a economia. E se olharmos para o mundo de hoje, com as tarifas a aumentar, penso que o único aliado que temos somos nós mesmos … por isso temos de fazer algo e ter a certeza que a construir mercados locais… e a integração no mercado regional e’ a chave”, defendeu o presidente do BAD.