Exercício Obangame Express 2025 acontece entre 5 e 16 de maio na Costa Oeste africana

De acordo com nota de imprensa enviada pela Embaixada dos Estados Unidos `as redações, o Exercício Obangame Express 2025 (OE 25), patrocinado pelo Comando dos Estados Unidos para a África e realizado pela Sexta Frota dos EUA, decorrerá de 5 a 16 de maio de 2025 ao longo da Costa Oeste da África, particularmente em torno do país anfitrião Cabo Verde.
A mesma fonte avança, que durante o exercício, as forças dos EUA trabalharão juntamente com forcas de 27 nações para melhorar a capacidade combinada de aplicação da lei marítima, promover a segurança nacional e regional na África Ocidental e aumentar a interoperabilidade entre os EUA, parceiros africanos e multinacionais.
Parcerias fortes conforme informações disponibilizadas, entre os EUA e a África são cruciais para a paz e a estabilidade na região e para a defesa do território nacional.
`` Os EUA realizam exercícios regularmente com nossos parceiros na África para construir relações letais e duradouras, garantindo a segurança do ambiente marítimo regional``, pode-se ler na nota de imprensa.
As nações participantes do OE25 incluem: Angola, Benin, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Gabão, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Marrocos, Libéria, Nigéria, República do Congo, São Tomé e Príncipe, Serra Leoa, Senegal, Gâmbia, Togo, Tunísia, Bélgica, Itália, Países Baixos, Espanha, Reino Unido, Dinamarca, França e Estados Unidos.
O Obangame Express é um dos três exercícios regionais marítimos liderados pela Sexta Frota dos EUA como parte de uma estratégia abrangente para fornecer oportunidades colaborativas às forças africanas e parceiros internacionais para enfrentar as preocupações com a segurança marítima.
O Comandante da Sexta Frota dos EUA, com sede em Nápoles, Itália, diz a nota de imprensa, realiza o espectro completo de operações conjuntas e navais, muitas vezes em colaboração com aliados, parceiros internacionais e outros departamentos e agências do governo dos EUA para avançar nos interesses nacionais dos EUA, segurança e estabilidade na Europa e África.
Cvsports.cv