Cabo-verdianos lamentam a morte do Papa Francisco dizem ser grande perda para a igreja e o mundo

O papa Francisco morreu na manha desta segunda feira, 21, aos 88 anos de idade, noticia que deixou os fieis tristes.
Para algumas pessoas ouvidas pelo Cvsports.cv na cidade da Praia, a sua morte não constitui apenas um vazio para a igreja católica, mas também para o mundo, porquanto era um Papa aberto e que transmitia mensagens de paz e respeito pela dignidade humana independente da religião de cada um.
Maria da Luz Lima considera que Francisco fez muito para a reforma na igreja e espera que o seu legado seja continuado pelo sucessor, porquanto o mundo está em franca transformação e torna-se necessário a introdução de novas formas de abordagem no exercício das actividades.
“ Realmente foi com muita tristeza que recebemos a noticia. Ele foi um grande Papa, fez muito pela igreja e o mundo, já que hoje assuntos que falou abertamente e questões muito sensíveis como a da homossexualidade, então acho que foi um líder muito corajoso que nos deixou uma grande lição de sermos humildes e amar a todos sejam pobres, ricos ou outro. Acho que se trata de um grande legado que se ser continuado à bem da humanidade”, concluiu a nossa entrevistada.

A Cvsorts.cv também conversou com Emiliano Delgado precisamente quando saia da igreja do plateau.
“Estou muito triste com a notícia do falecimento do Papa Francisco, que foi uma figura que inspirava o mundo inteiro com as suas palavras, sua coragem, tudo o que ele transmitia, por isso lamento muito o seu desaparecimento físico e espero que os ensinamentos que o mesmo deixou para a humanidade, sirvam para melhorarmos e sermos cada vez melhores e amarmos uns e outros cada vez mais”, afirmou.
Delgado destaca o trabalho sobretudo as reformas que começou a implementar com muita coragem, tarefa nada fácil devido a determinadas posições conservadoras. Foi pena ele não continuar para colocar em prática tudo que tinha idealizado, devido a questões de saúde, mas “espero que o próximo Papa possa dar continuidade ao trabalho iniciado “.
Outra pessoa que lamentou a morte do Papa Francisco é Carlos Barreto dos Santos, que considera uma grande perda não só para a igreja católica.
“ É com muita tristeza e consternação que ouvi a notícia da morte do responsável máximo da igreja católica, que na verdade era um Papa da paz, de esperança, com um sorriso para todos e de inclusão. Deixou uma marca indelével para os cristãos e o mundo Aproveito a ocasião para dar os pêsames a comunidade católica cabo-verdiana, aos cristãos e a toda gente que amava o Papa Francisco”, disse .
Várias reações nomeadamente dos responsáveis da igreja católica no país, Don Arlindo Furtado e Don Ildo Fortes, personalidades politicas como o Presidente da República José Maria Neves, o Primeiro Ministro Ulisses Correia e Silva, o presidente do Parlamento Austelino Correia, entre outras figuras do país.
O Governo decretou 2 dias luto, que vigora a partir das 00 horas desta terça feira.