Logo

Sal/Esgrima: Hadija Bento e Anacleto Rosário vencem IV Open Nacional

Sal/Esgrima: Hadija Bento e Anacleto Rosário vencem IV Open Nacional

 

Os atletas Hadija Bento (feminino) e Anacleto Rosário (masculino) sagraram-se hoje no Sal, campeões nacionais de Esgrima durante o IV Open nacional, culminando uma intensa semana de formação técnica para reforçar o processo de massificação da modalidade no país.
A competição, organizada pela Associação Regional de Esgrima (ARE) sob a égide da Federação Cabo-verdiana de Esgrima (FCE), contou com a participação de 14 atletas das associações de São Vicente, Santiago e Sal.
No escalão feminino, Hadija Bento de São Vicente conquistou o título. O segundo lugar foi para Isaura Maocha, e o terceiro posto foi dividido por Laura Andrade e Risa Santos.
No masculino, Anacleto Rosário da ilha do Sal, levou o ouro, superando Ramilton Silva (2.º lugar), enquanto Leandro Ramos e Elvis Marçal partilharam o terceiro lugar.
Após a vitória, os campeões destacaram o valor da semana de formação, conduzida por um mestre italiano, além da conquista do título.
Hadija Bento, sublinhou a determinação que a motivou, que era a missão de levar o troféu para a sua ilha.
A atleta espera que o seu sucesso possa "incentivar mais jovens mulheres a praticarem este desporto", fundamental para o desenvolvimento da esgrima no país.
Por sua vez, Anacleto Rosário, expressou satisfação, sobretudo com a oportunidade de aprendizagem.
Segundo a mesma fonte, o objectivo é aprender para depois ensinar a mais pessoas interessadas em aprender esta modalidade e evidenciou o impacto da formação na sua preparação.
A presidente interina da FCE, Maria Silva, disse que esta é a terceira formação realizada em parceria com a Federação Italiana de Esgrima, o principal parceiro da organização.
"O nosso objectivo era, com esta formação, preparar mais treinadores, porque estamos a precisar, sobretudo, de maior massificação da esgrima em Cabo Verde," explicou Maria Silva.
Notou que o Open serve para "identificar atletas que podem ajudar, sobretudo, a nível internacional", em resposta à solicitação das Confederações Africana e Internacional por maior participação do país.
Maria Silva confirmou que os resultados esperados foram alcançados, com a formação a incentivar e a preparar mais quadros para aumentar a presença da modalidade nas ilhas.
O presidente da Associação Regional de Esgrima, António Rodrigues, reforçou que o evento foi um sucesso na identificação de novos valores.
"Descobrimos novos talentos, novos jovens com vontade de fazer Esgrima crescer em Cabo Verde", afirmou.
Rodrigues frisou que o principal ganho do Open é "identificar os jovens com vontade de trabalhar onde estão", alinhado com a meta da FCE de massificar a esgrima "desde Santo Antão a Brava" e de aumentar o número de associações legalmente constituídas.
Com Inforpress
 

Partilhar