Embaixada do Marrocos celebrou o 26º aniversário da entronização de Sua Majestade o Rei Mohammed VI , na cidade da Praia.

A Embaixada do Marrocos em Cabo Verde assinalou o 26º aniversário da entronização de Sua Majestade o Rei Mohammed VI , com a realização de um acto público na cidade da Praia.
As celebrações contaram com as presenças do ministros da Cultura, Augusto Veiga, da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, das Infra-estruturas, do Ordenamento do Território e da Habitação, Victor Coutinho e da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Myrian Vieira. Contou igualmente, com presenças de deputados, embaixadores acreditados na Praia, representantes da magistratura, académicos, personalidades do mundo empresarial, operadores económicos, representantes da associação dos antigos alunos cabo-verdianos em Marrocos e membros da comunidade marroquina estabelecida em Cabo Verde.
No discurso proferido para assinalar a data, o Encarregado de Negócios, Hassan Zarafa salientou a política visionária do Soberano, graças à qual segundo o diplomata, o Reino do Marrocos conseguiu construir um Estado moderno e democrático, que é um exemplo de moderação e tolerância, através de uma série de reformas estruturais a nível político, constitucional, geopolítico, estratégico, económico, social e social.
O chefe da missão diplomática marroquina, sublinhou igualmente, a visão económica prospetiva do Rei, que fez de Marrocos um pólo económico regional, onde os grandes projectos de infra-estruturas em curso, correspondem às exigências da modernidade, posicionando Marrocos adiantou, como um pólo de atração de investimentos em sectores de ponta, permitindo o acesso às profissões do futuro e o domínio das tecnologias do futuro.
O evento conforme avançou o Encarregado de de Negócios, foi uma boa oportunidade para recordar a política africana do Reino, reforçada pelas numerosas iniciativas de Sua Majestade o Rei a favor do continente, nomeadamente a Iniciativa Real Atlântica que facilita o acesso ao Oceano Atlântico dos países sem litoral do Sahel e o Processo dos Estados Africanos Atlânticos, sem esquecer o Gasoduto Atlântico Africano.
“Estes projectos estruturantes testemunham a vontade do Reino de ver emergir uma África Atlântica integrada, interligada e unida, em conformidade com os objectivos do ACLA e da Visão 2063 da União Africana. Além disso, foi sublinhada a dinâmica positiva que a causa nacional está a viver, através do reconhecimento do Sahara marroquino por vários países, do apoio contínuo à iniciativa de autonomia marroquina, bem como da abertura de vários consulados gerais nas cidades de Laâyoune e Dakhla”, assinalou o diplomata.
A este respeito, o Encarregado de Negócios exprimiu a gratidão de Marrocos pelo apoio constante e incondicional do Governo de Cabo Verde à integridade territorial do Reino.
No que diz respeito à cooperação bilateral, Hassan Zarafa, Encarregado de Negócios da Embaixada do Reino , congratulou-se com o desenvolvimento positivo e contínuo das relações entre Marrocos e Cabo Verde nos últimos anos, através do enriquecimento do quadro jurídico, do intercâmbio de visitas, bem como do estabelecimento de um roteiro de cooperação claro e transparente, com objectivos precisos em sectores de interesse comum, nomeadamente a agricultura, a pesca marítima, as energias renováveis, a educação, o turismo e o artesanato.
Em representação do Governo de Cabo Verde, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, discursou na cerimónia que assinalou o 26º aniversário da entronização de Sua Majestade o Rei Mohammed VI
Durante a sua intervenção , o governante destacou a forte relação de amizade e cooperação entre Cabo Verde e Marrocos desde o estabelecimento de relações diplomáticas em 1986.
"Cabo Verde valoriza profundamente as relações políticas e de cooperação com o Reino de Marrocos e está empenhado em continuar a aprofundar a cooperação em áreas estratégicas como o turismo, os transportes, a formação de quadros, o ensino superior, a economia azul, a saúde, a agricultura resiliente e o turismo sustentável. O nosso país também está interessado em cooperar com o Reino de Marrocos nos domínios da transição energética, desenvolvimento durável e alterações climáticas”, afirmou Augusto Veiga.

O ministro da Cultura e Industrias Criativas felicitou o Reino do Marrocos pela celebração do Dia Nacional e reiterou a vontade comum de construir pontes e promoção das boas relações que sempre existiram entre os nossos dois países, realçando a vontade de elevar ainda mais esta relação, com base nos princípios de amizade, respeito mútuo e numa parceria estratégica.