Camara municipal da Praia reforça aposta no desenvolvimento do Desporto

Com Vista ao reforço da politica de desenvolvimento do Desporto , foi criada uma vereação virada para dar mais atenção ao fenômeno desportivo municipal. Conforme informações avançadas a este jornal digital, atribuiu-se menos áreas em termos de pastas ao Vereador, para que o mesmo possa ocupar-se e dedicar mais tempo ao sector, traçando e aplicando politicas que promovam o deporto no maior conselho do país .
Num exclusivo ao Cvsports Jogo Limpo, o vereador Óscar Rodrigues deu conta, que uma das apostas passa pela maior atenção ao capitulo de formação dos diferentes agentes, sejam dirigentes, monitores e atletas. Um trabalho conforme diz, que se pretende fazer nos bairros em estreita articulação com as associações comunitárias, escolas de iniciação e estruturas associativas federadas.
Neste particular, o Vereador adiantou que pretende-se desenvolver um projecto em estreita colaboração com o selecionador nacional de Basquetebol, Emanuel “Mané” Trovoada, no sentido de se alargar a prática do basquete de rua (3x3), modalidade que vai ganhando corpo mesmo a nível internacional.
“ Mané é uma pessoa que tive a felicidade de conhecer em Lisboa no tempo de estudante universitário, por isso pretendemos implementar um projecto que se chama talento no bairro, que visa a captação de talentos e ao mesmo tempo formar valores nos vários domínios da vida. Temos tido mais massificação do futebol considerado o desporto rei, mas queremos fazer mais coisas também a nível das outras modalidades como desportos náuticos, o basquete de rua e outras de salão, tudo na perpectiva de termos as crianças, adolescentes e jovens ocupados e fazendo algo positivo”, adiantou o Vereador.

Óscar Rodrigues disse que enquanto advogado durante 14 anos trabalhou com muitos processos ligados a juventude devido à prática de criminalidade, mas hoje na função actual que desempenha, está seriamente empenhado em promover uma politica activa, com instrumentos adequados em prol dos jovens.
“ Uma coisa é falar da causa e dos efeitos, outra coisa é preparar os jovens para o futuro. Essa preparação passa por escolas do desporto, porque a formação é essencial, e podemos afirmar que a maioria das pessoas que frequentaram as escolas e futebol e outros desportos, têm uma personalidade definida e normalmente são cidadãos que sabem o que é a disciplina e a procura dos objectivos, por isso queremos incutir isso nos jovens , para que saibam que através do desporto se consegue evitar coisas erradas”, realçou Rodrigues.
Importância de infra-estuturas
À par do capitulo da formação, Rodrigues afirma que a edilidade possui um plano para a reabilitação das estruturas existentes, bem como a construção de novas infra-estruturas desportivas.
“ Precisamos de investir mais, pelo que já fizemos um levantamento exaustivo de todas as situações, agora vamos priorizar a manutenção das placas desportivos e dos campos existentes, principalmente os de Ponta d’Água, Asa e outras com densidade populacional maior e depois, daremos continuidade a outros bairros. Temos no plano a melhoria do estádio da Várzea que constitui o palco maior das provas regionais oficiais de futebol( dotar o estádio de todas as condições sejam para a prática do futebol como de segurança) , de resto um compromisso assumido pelo presidente da Câmara”, afirmou o responsável pelo pelouro do desporto.
Na entrevista que nos concedeu, Óscar Rodrigues realçou também da importância de se acarinhar e apoiar as estruturas que prestam trabalho na aérea do desporto.
E no âmbito do dia do município e da comemoração dos 50 anos da independência nacional, a vereação do desporto da Câmara da Praia preparou um programa com leque variado de actividades desportivas, com realce para a corrida de cavalos em meados do próximo mês de maio
Desportos náuticos como corrida de botes e outros, torneio da tabanka que conforme avançou o Vereador, tem estado a decorrer em Achada de Santo António, contando com a participação de oito equipas durante oito semanas, com envolvimento de jovens entre 17 e 35 anos.
Ainda no que se refere à corrida de cavalos, Óscar Rodrigues avançou que se está a acertar pormenores sobre os montantes a serem disponibilizados para prémios, que em principio, deverão conhecer um aumento, tendo em conta que os próprios participantes que reclamam, devido aos custos da logística para a participação na competição dessa natureza.
Cvsports.cv