Festividades/São Filipe: Percurso da prova de ciclismo alargado

A tradicional prova de ciclismo das festas de São Filipe tem um percurso alargado e servirá como preparação para um projecto de "Volta à ilha do Fogo" por etapas, prevista para 2026.
Assim, este ano, a prova terá a sua partida em Atalaia ou na rotunda de Sumbango, no município dos Mosteiros, e percorrerá zonas emblemáticas do norte da ilha, com um total de 17 ciclistas do Fogo das ilhas de Santiago, São Vicente e São Nicolau, e com a chegada no emblemático Alto de Aguadinha, na cidade de São Filipe.
O presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, disse que a ampliação da distância servirá para testar rotas mais desafiadoras no quadro da preparação da volta à ilha com etapas de montanha, como a subida de Salto a Chã das Caldeiras, e sprints.
Segundo o mesmo, a volta à ilha em bicicleta vai envolver os três municípios da ilha, São Filipe, Mosteiros e Santa Catarina para fortalecer o conceito durante o período festivo.
“A prova deste ano é um piloto para estruturar uma competição multietapas em 2026, com provas distribuídas em dois ou três dias, premiações diferenciadas e parcerias com a associação de ciclismo e a federação. Queremos criar uma marca sólida, mas com base na experiência adquirida agora", explicou o edil de São Filipe.
A prova mantém seu carácter municipal, mas ganha um olhar estratégico, integrando atletas e percursos que destacam a diversidade geográfica do Fogo e será um teste para os ciclistas e para a logística, destacou.
O vereador do Desporto, João José Canuto, que está à frente da organização das provas desportivas das festas da do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe, corrobora a perspectiva do presidente da edilidade para a futura volta à ilha e sublinhou que os ciclistas pedem pelo menos 100 quilómetros de distância.
Inicialmente para a prova deste ano a organização escolheu a localidade de Atalaia, nos Mosteiros, para a partida, mas os ciclistas pedem que seja alterado para a Rotunda de Sumbango.
Ao todo estão inscritos 17 ciclistas, dos quais sete são do município de Santa Catarina do Fogo, quatro da ilha de São Vicente, quatro da ilha de Santiago e dois da ilha de São Nicolau.
Entre os ciclistas do município de Santa Catarina, dois, pai e filho, e ambos campeões desta competição no passado, residem actualmente nos Estados Unidos da América.
A nível do atletismo estão inscritos 29 atletas, dos quais 14 são da ilha do Fogo, distribuídos pelos municípios de São Filipe (11), Mosteiros (dois) e Santa Catarina do Fogo (um) , 11 da ilha de Santiago, sendo que dez representam a Emicela e um a título individual, três da ilha de Santo Antão e um da ilha Brava.
Para a regata de bote estão inscritas seis embarcações e para a prova de natação cuja fase final aconteceu domingo, 20, estavam inscritos 31 atletas nas categorias de cadete, júnior e sênior masculino e feminino.
O torneio de abertura de xadrez organizado pela Associação Regional de Xadrez do Fogo (ARXF) e que marcou a sua reativação, contou com 16 xadrezistas e os três primeiros classificados foram Zariolino Correia, José Araújo e José Augusto Garcia.
Além dos troféus para os três primeiros classificados, o primeiro tem assegurado uma deslocação à ilha do Sal com transporte e alojamento pagos pela Associação Regional de Xadrez da ilha do Sal para participar no campeonato regional daquela ilha e o segundo classificado apenas o alojamento ficando o transporte a seu cargo ou da associação da ilha.
Com Inforpress