Mundial de Kitesurf: Ayrton Cazzoline promete espetáculo na Ponta Preta e assume ambição pelo título
O kitesurfista cabo-verdiano Ayrton Cazzoline manifestou-se hoje confiante para mais uma etapa do circuito na Ponta Preta, na ilha do Sal, garantindo estar “superpreparado” para competir em casa e proporcionar um “bom show” ao público.
Em entrevista à Inforpress, à margem da etapa realizada na emblemática praia de Ponta Preta, o hexacampeão mundial prometeu espetáculo, independentemente da dimensão das ondas ou da intensidade do vento.
“Teremos um bom show. Aqui pode ter onda pequena, onda grande, vento forte ou fraco, mas é sempre uma surpresa. Tens de estar preparado, e eu sinto-me muito bem preparado”, afirmou.
Segundo o atleta, competir em Cabo Verde, particularmente na Ponta Preta, tem um significado especial, destacando tratar-se de “uma emoção muito grande” e agradeceu o apoio que tem recebido.
Depois de ter alcançado o segundo lugar na edição anterior, Ayrton Cazzoline admitiu querer voltar a sentir “aquele sabor” da vitória e assumir a pressão de lutar pelo título mundial, encarando a competição “evento por evento”.
“Quero sentir aquela pressão outra vez. Vou passo a passo, evento por evento, e acredito que no final posso conquistar o título mundial”, declarou, demonstrando ambição renovada.
O kitesurfista revelou ainda estar em boa forma e a treinar na Ponta Preta desde novembro, afirmando sentir-se preparado mental e fisicamente e garantindo que o “título vai ficar em Cabo Verde”.
O atleta realçou também a importância de inspirar e apoiar a nova geração de praticantes de desportos náuticos no país, considerando fundamental criar iniciativas para trabalhar com jovens talentos.
“O mar é um bom caminho. O mar salvou a minha vida. O kite e o surf podem tirar muitos jovens de caminhos menos bons e dar-lhes uma nova oportunidade”, defendeu, apelando a maior incentivo por parte das autoridades para o desenvolvimento da modalidade.
A primeira etapa deste ano do GKA Kite World Tour, do circuito do Campeonato do Mundo de Kitesurf, decorre de 16 a 21 de fevereiro, em Santa Maria, na ilha do Sal, estando inscritos 18 atletas femininos e 24 masculinos, provenientes de diversos pontos do mundo.
C/Inforpress


