Antiga internacional de andebol “Nita” homenageada pela Federação Cabo-verdiana da modalidade
A antiga internacional de andebol e actual seleccionadora nacional de futebol feminino, Silvéria Nédio, conhecida por Nita, foi homenageada hoje pela Federação Cabo-verdiana de Andebol pelo 60º aniversário da técnica nacional.
À Inforpress, Silvéria Nédio disse que ficou “muito feliz” por esta homenagem e que isto mostra a amizade dos colegas e da equipa da longa data que juntos lutaram para que hoje o desporto feminino esteja nesse patamar.
“Estou muito feliz e o melhor momento que vivi foi ter o desporto na minha vida, não me vejo sem o desporto. Se eu nascesse de novo escolheria o desporto novamente”, comentou, destacando que apesar de ser amante do desporto nunca se sentiu ameaçada perante desafios, porque sempre corre atrás do que quer e sempre consegue.
“Esta homenagem é a prova que no desporto há amizade e não há motivo para rivalidade”, disse.
Agradeceu à Federação pela homenagem, considerando-a uma iniciativa louvável que quer ver estendida a outros colegas sexagenários que também abraçaram o desporto.
Contou que iniciou a modalidade aos 13 anos, passando pela ginástica rítmica, andebol e futebol e fez história no desporto por ter levado Cabo Verde ao primeiro Campeonato Africano das Nações Feminino (CAN) 2026, enquanto selecionadora.
Apelou a todos os jovens que querem também uma trajectória como a dela que abracem o desporto com garra, determinação, responsabilidade e sonho, lutando para alcançar os seus objectivos mesmos nos momentos de “muitas dificuldades e nunca desistir”.
Para comemorar esta data, a homenageada recebeu uma medalha e um troféu como forma de reconhecimento por todo trabalho feito para o desporto nacional e também uma forma de lembrança do seu 60º aniversário natalício.
Para além da entrega do troféu, o momento foi assinalado também com um jogo-convívio entre a selecção residente e a selecção da Diáspora, promovido pela Federação Cabo-verdiana de Andebol.
Por seu lado, a presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), Ângela Almeida, disse que este jogo-convívio saudável tem como objectivo, não apenas homenagear o percurso de Silvéria Nédio no desporto nacional, mas também para reforçar a amizade entre as atletas, promovendo o espírito de união e valorização do desporto cabo-verdiano.
“Para agradecer à Nita pelo contribuído que tem dado para o desenvolvimento do andebol sustentável em Cabo Verde”, realçou, lembrando que a antiga atleta foi “sempre top” no andebol e “melhor jogadora” feminina que Cabo Verde já teve”.
Ângela Almeida apelou à garra a outras jovens que queiram seguir o exemplo da homenageada, preservando a amizade entre os atletas que, disse, “ajuda muito a alcançar grandes resultados”.
C/Inforpress



