Logo

CAN-2025: Dois golos de Gueye levam Senegal aos quartos de final

CAN-2025: Dois golos de Gueye levam Senegal aos quartos de final

Pape Gueye marcou duas vezes e o Senegal, ex-campeão da competição, virou o jogo contra o Sudão, vencendo por 3 a 1 em Tânger, no sábado à noite, garantindo vaga nos quartos de final da Copa Africana de Nações (CAN) TotalEnergies, Marrocos 2025.

Um lance de genialidade de Aamir Abdallah logo no início deu ao Sudão uma vantagem surpreendente, mas o Senegal respondeu com autoridade, com Gueye marcando dois golos decisivos antes de o substituto Ibrahima Mbaye selar a vitória nos minutos finais.

Enquanto Gueye roubava a cena com seus golos, a história também se anunciava para Sadio Mané. O capitão senegalês deu duas assistências — para o segundo golo de Gueye e para o golo de Mbaye — consolidando-se como o maior assistente da história da Copa Africana de Nações, com nove, duas a mais que o lendário marfinense Yaya Touré.

O Sudão teve um início de sonho, surpreendendo os atuais campeões logo aos seis minutos. Abdallah finalizou um rápido contra-ataque com um sublime chute colocado de seu pé esquerdo, o preferido.

Senegal, porém, manteve a postura e cresceu gradualmente na partida. Sua persistência foi recompensada aos 29 minutos, quando Gueye empatou o jogo. Mané desarmou Mohamed Abuaagla no meio-campo e rapidamente lançou Gueye, que finalizou com calma, rasteiro, sem chances para o guarda redes.

O golode empate despertou o Senegal. Momentos antes, Gueye havia testado o guarda redes com um chute de longa distância, enquanto Nicolas Jackson teve uma finalização à queima-roupa defendida após um cruzamento perigoso pela esquerda.

Os Leões de Teranga completaram a virada nos acréscimos do primeiro tempo. Jackson novamente desempenhou um papel fundamental, cruzando a bola para Gueye, que finalizou com um belo pontapé e colocado de dentro da área para fazer 2 a 1.

O Sudão pressionou em busca de uma reação após o intervalo e chegou muito perto de marcar logo aos dois minutos do segundo tempo. No entanto, Edouard Mendy fez uma defesa espetacular, com reflexos incríveis, para impedir o gol de Sheddy Barglan à queima-roupa.

Essa foi a última ameaça significativa do Sudão. O Senegal controlou a partida a partir daí e liquidou o jogo a 13 minutos do fim. O substituto Mbaye desferiu um chute potente de dentro da área após mais uma assistência precisa de Mané, selando a vitória.

O Sudão não conseguiu reagir no final da partida, e o Senegal venceu com tranquilidade, reafirmando seu status de sério candidato ao título da AFCON.

Reação pós-jogo

 Pape Gueye - Melhor em Campo da TotalEnergies: "Estou feliz por ter ganhado o prêmio e, obviamente, foi o esforço coletivo da equipa que nos levou a conquistá-lo, então este prêmio é para todo o time. Estou muito feliz com a nossa vitória e, principalmente, com a forma como reagimos depois de estarmos perdendo por 1 a 0. Foi difícil voltar ao jogo, mas com a determinação demonstrada por mim e pelos meus companheiros, conseguimos vencer a partida. Estamos nos quartos de final e será mais difícil, então precisamos nos preparar com o mesmo foco que temos tido desde o início da competição."

Técnico do Senegal, Pape Thiaw: "Jogamos contra uma equipa do Sudão muito disciplinada e eles mostraram que chegaram a esta fase por mérito. Precisávamos nos esforçar muito para sair perdendo por um golo e conseguir a vitória. Dou crédito aos meus jogadores pela maneira como se concentraram na partida e se recuperaram para vencer. Agora vamos nos concentrar na próxima partida, corrigindo alguns dos erros que notamos neste jogo e buscando nossos objetivos com intensidade."

O técnico do Sudão, Kwesi Appiah, disse: "É claro que estou desapontado com o resultado da partida, mas orgulhoso do esforço dos meus jogadores ao longo desta competição. Jogamos contra uma equipa senegalesa muito experiente, mas mostramos nossa qualidade. Apesar do resultado desta noite, tenho certeza de que o povo sudanês sabe que viemos a esta competição e os representamos com orgulho."

C/CAFOnline

Partilhar