Logo

APELO URGENTE DA FAMÍLIA DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA: PEDEM A SUA LIBERTAÇAO

APELO URGENTE DA FAMÍLIA DE DOMINGOS  SIMÕES PEREIRA: PEDEM A SUA LIBERTAÇAO

À Imprensa e à Comunidade Internacional 28 de novembro de 2025.
A Família Simões Pereira manifesta sua revolta e não -conformada com a detenção flagrante, ilegal e absolutamente arbitrária do Engenheiro Domingos Simões Pereira, Presidente da Assembleia Nacional Popular e do PAIGC, Dr. Octávio Lopes, Deputado, bem como todos os outros cidadãos injustamente privados de sua liberdade. Esta afronta constitui uma violação mais grave do Estado de Direito, um ataque à Democracia na Guiné-Bissau e um desrespeito pelos Direitos Humanos universais. Consideramos todos os autores morais e materiais desta repressão direta e inequivocamente responsáveis, e as consequências dela recairão sobre os responsáveis.
Expressamos a nossa sincera gratidão ao povo Bissau-Guineense, à diáspora, ativistas, familiares e amigos pela solidariedade inabalável, e renovamos firmemente o nosso apelo ao uso de todos os instrumentos legais, nacionais e internacionais, para exigir, sem hesitação, a libertação imediata e incondicional dos detidos.
Num apelo urgente e enérgico, a CEDEAO e a União Africana são convidadas a agir imediatamente, com determinação e coragem, para restaurar a ordem constitucional e garantir a liberdade dos detidos. Do mesmo modo, a Comunidade Internacional – incluindo as Nações Unidas, a União Europeia e todos os parceiros bilaterais – é instada a não permanecer indiferente e a intervir resolutamente para salvar a democracia e a justiça na Guiné-Bissau.
Não descansaremos até que a liberdade dos detidos e de todos os cidadãos Bissau-Guineenses seja totalmente restaurada e respeitada.
Fonte: Família Domingos  Simões Pereira
 

Partilhar