Morreu Vasco Martins musicólogo e escritor aos 69 anos
Faleceu hoje, na ilha de São Vicente, Vasco Martins, 69 anos, músico, compositor, musicólogo e escritor, de doença prolongada, divulgou a família.
Fonte familiar informou que o óbito foi declarado às 02:00 da madrugada de hoje, na cidade do Mindelo.
De nome próprio Vasco Jorge Coelho de Oliveira Martins, nasceu em Portugal (Queluz), em 1956, filho de pai cabo-verdiano e mãe portuguesa.
Com 09 anos veio para São Vicente, ilha que, no seu livro de poesias “Círculos e Outros Poemas” (2017), caracteriza como “uma grande pedra de basalto no meio do Oceano Atlântico, um ponto quântico planetário”.
Sinfonista, pianista, guitarrista, romancista, ‘sound designer’, etnomusicólogo, ensaísta, poeta, produtor musical e ‘performer’, Vasco Martins cresceu no Mindelo onde aprendeu os seus primeiros acordes musicais.
Deixou mais de 25 discos gravados como artista independente, e sua obra sinfónica é tocada pelo mundo, com obras executadas em países como Portugal, França, Austrália, Colômbia, Brasil, República Checa e Japão.
Dados biográficos do próprio indicam que Vasco Martins sempre se inspirou na terra que o acolheu.
A vivência das suas gentes, aliada ao meio envolvente e ao ambiente musical, foram o trampolim da sua força criativa, progressista e musicalmente revolucionária.
O local e a hora das cerimónias fúnebres serão confirmadas pela família num momento posterior.
C/Inforpress


