Esgrima: Associação de Santiago Sul capacita professores e reforça massificação da modalidade
A Associação Regional de Esgrima Santiago Sul conclui na terça-feira, 30, uma formação em esgrima para professores, na Escola Secundária Regina Silva (Achadinha), com o objectivo de capacitar formadores e introduzir a modalidade no contexto escolar.
A formação, que decorreu entre os dias 22 e 30 do corrente, teve como foco a introdução dos conceitos básicos da esgrima, na variante de espada, bem como o desenvolvimento das competências motoras específicas e no conhecimento das regras fundamentais da modalidade.
No total, participaram seis professores da Educação Física da Escola Secundária Regina Silva, a primeira instituição a associar-se à iniciativa, além de dois potenciais atletas da Associação Regional de Esgrima Santiago Sul.
Em declarações à Inforpress, Zico Cruz, um dos promotores da acção formativa, fez “um balanço positivo” da iniciativa e sublinhou que os objectivos inicialmente definidos foram plenamente alcançados.
O responsável destacou ainda o empenho, a educação e o espírito de disponibilidade demonstrados pelos formandos, “mesmo durante o período das férias natalícias”.
Segundo o promotor, a acção superou as expectativas iniciais, que passavam também pela promoção da segurança no manuseamento dos equipamentos.
“Tivemos sempre a preocupação de promover a segurança, porque o objectivo é formar os formadores que, posteriormente, irão replicar a esgrima junto dos seus alunos”, explicou.
A componente prática culminou com um combate final entre os participantes, em que foi realizada a primeira competição interna de esgrima no âmbito da formação, conforme classificou Zico Cruz.
Segundo a mesma fonte, um dos impactos imediatos observados foi a mudança de percepção dos professores em relação à modalidade, muitas vezes vista como um desporto de elite.
“No final, todos perceberam que a esgrima é um desporto inclusivo”, salientou, acrescentando que a prática exige preparação física, mental e elevada concentração.
Cruz realçou ainda o papel central da Associação Regional de Esgrima Santiago Sul na promoção e massificação da modalidade na região, sobretudo através da sociedade civil e do meio escolar.
O objectivo, segundo disse, passa agora por replicar o modelo noutras escolas, com vista à integração da esgrima nos jogos escolares.
Quanto à continuidade do projecto, avançou que a associação já tem um plano de actividades para 2026.
Está prevista para Fevereiro de 2026 a vinda de um formador internacional para ministrar uma nova acção formativa, que permitirá alargar a prática da modalidade a mais escolas de Santiago Sul.
Com Inforpress



