São Silvestre Praia’2025: Organização prevê participação de mais de 100 atletas
A tradicional corrida de São Silvestre Praia’2025 realiza este ano no domingo, 28, com partida e meta no Largo de Quebra Canela, tendo a organização, a Associação de Santiago Sul de Atletismo previsto a partição de cerca de 100 atletas, estando com 80 já confirmados até o dia de hoje, 26.
Sob o lema, “correndo para um 2026 de Sucesso”, a prova, segundo o presidente da Associação de Santiago Sul de Atletismo, Nuno Ribeiro, vai percorrer várias artérias da cidade da Praia, servindo para coroar todas as actividades desportivas realizadas ao longo do ano.
Embora a prova tenha uma forte presença n acidade da Praia e em outras regiões, ela não é considerada uma prova nacional ,pois, segundo Ribeiro, a Associação de Santiago Sul é uma região desportiva independente.
No entanto, a corrida de São Silvestre também é realizada em outras ilhas e regiões de Cabo Verde, como Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Sal e Fogo, demonstrando sua relevância nacional.
A prova está prevista para o domingo, 28 de Dezembro, e contará com três categorias, seniores, veteranos e juniores, além de provas de 100 metros para ambas as categorias. A prova principal, a "prova rainha", será de 10 quilômetros, destinada aos seniores e veteranos, enquanto as provas de velocidade funcionarão como complemento à corrida.
Ribeiro avançou que a preparação para a corrida está quase concluída.
Em relação aos prémios, os primeiros três colocados da prova de 10 quilômetros receberão 20 mil, 10 mil e 8 mil escudos ,tanto no masculino quanto no feminino.
Para os veteranos, os prémios são de 15 mil,10 mil e 8 mil escudos, enquanto as provas de velocidade vão premiar os vencedores com 10 mil, 8 mil e 5 mil escudos.
O percurso da prova passará por áreas emblemáticas da cidade, como o Largo de Quebra-Canela, a rotunda do Luar e o bairro de Achada Santo António.
O presidente avançou que a corrida contará com cerca de 30 voluntários de diferentes bairros da cidade, mobilizados para apoiar na logística, distribuição de água, sinalização das estradas e ações de prevenção.



