Logo

Angola condecora a título póstumo Aristides Pereira e Amílcar Cabral à título póstumo

Angola condecora a título póstumo Aristides Pereira e Amílcar Cabral à título póstumo

 

O Presidente de Angola, João Lourenço, condecorou na quinta-feira, em Luanda, a título póstumo, o primeiro chefe de Estado cabo-verdiano, Aristides Pereira, e Amílcar Cabral, pelo seu contributo à conquista da independência e à paz em Angola.
O antigo Presidente Pedro Pires, assim como os comandantes Silvino da Luz e Manuel Santos (Manecas) foram também condecorados no quadro das celebrações do 50.º aniversário da independência de Angola.
Estas personalidades cabo-verdianas foram distinguidas ao lado de outras importantes figuras do panorama político mundial contemporâneo que foram condecoradas pelo governo angolano.
Este acto foi dedicado ao reconhecimento e gratidão do Estado de Angola a personalidades nacionais e estrangeiras que deram um “contributo significativo” à independência e à consolidação da paz naquele país africano de língua oficial portuguesa.
No seu discurso, João Lourenço fez questão de expressar um agradecimento especial aos combatentes guineenses que lutaram nas frentes centro e sul, lado a lado com as forças armadas angolanas.
“Um agradecimento particular ao Vaticano pelo Papa Paulo VI , em  ter recebido em audiência os líderes de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau”, destacou João Lourenço.
Angola alcançou a sua independência a 11 de Novembro de 1975, seguindo-se longos anos de guerra civil que se estenderam até 2002.
Com Inforpress
 

Partilhar