Qualificação CAN’2026: Primeiro-ministro incentiva selecção nacional de futebol feminina

A selecção feminina de futebol de Cabo Verde, que se prepara para receber a equipa nacional do Mali na sexta-feira, 24, foi recebida hoje pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, no Palácio do Governo.
Ulisses Correia e Silva, destacou “importância histórica” da participação da selecção feminina de futebol no Campeonato Africano das Nações (CAN) 2026, garantindo o apoio do Governo e a visibilidade necessária para a equipa.
“Saúdo a equipa técnica, as jogadoras, o presidente e a vice-presidente da Federação. Esta é uma grande equipa, uma grande família, e é assim que os resultados aparecem. Quero que todo o Cabo Verde conheça e acompanhe este percurso, que mostra talento, determinação e resiliência”, afirmou.
O chefe do Governo sublinhou a ligação com o sucesso da equipa masculina e o papel da Federação.
“Desde a qualificação dos Tubarões Azuis masculinos para o Mundial, o presidente da Federação pediu que todos abraçassem também a selecção feminina. Hoje é o momento de honrar esse gesto. As nossas mulheres estão a dar o seu melhor, mostrando que o futebol feminino também pode alcançar grandes patamares”, disse.
Ulisses Correia e Silva fez estas afirmações quando presidia à cerimónia de recepção oficial da Ulisses Correia e Silva garantiu ainda esforços para transmitir os jogos pela televisão nacional e destacou a importância da igualdade no desporto.
“As nossas jogadoras mostram que o talento não tem género e podem servir de inspiração para todos os jovens de Cabo Verde, que também podem sonhar alto e alcançar grandes feitos”, declarou.
O primeiro-ministro acrescentou que, apesar de não haver tolerância de ponto durante os jogos, isso não diminui o significado da participação da selecção feminina, afirmando que está convicto de que as jogadoras farão grandes partidas e trarão bons resultados para Cabo Verde.
A capitã da selecção, Varsénia da Luz, afirmou que a equipa está motivada para representar o país.
“Estamos motivadas e muito felizes porque chegamos a esta fase do apuramento para o CAN 2026. Queremos dar o nosso melhor para que Cabo Verde faça história”, disse.
Por seu turno, a treinadora, Silvéria Nédio “Nita”, reforçou o compromisso da equipa, afirmando que têm determinação, fé e esperança para honrar o apoio de todos e para mostrar que o futebol feminino pode alcançar grandes patamares, como o Mundial e o CAN.
Para Tatiana Carvalho, vice-presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), a presença no CAN 2026 simboliza a evolução do futebol feminino desde 2018.
“Hoje sentimos que chegou a nossa hora. O momento é de dignificar o futebol cabo-verdiano e feminino. A equipa está pronta para dar