Fogo: Atletas da ilha brilham na edição do Fogo Vulcan Trail 2025

Os atletas da ilha do Fogo, Nelson Correia, em masculino, e Daty Miranda, em feminino, foram os vencedores da edição 2025 do Fogo Vulcan trail que foi disputada hoje em Chã das Caldeiras.
No Trail Longo com uma distância de 31 quilómetros (km) percorrido no interior da Caldeira, duas performances de destaque marcaram a prova, nomeadamente a vitória histórica de Nelson Correia, representando a Emicela Cabo Verde, e a conquista determinada de Daty Miranda, atleta individual da ilha do Fogo.
Apesar de um contratempo logo no início, causado pela antecipação inesperada da partida, marcada para às 08:00 e iniciada às 07:40, Nelson Correia não se deixou abalar.
Mesmo sendo o último a iniciar a prova e com alguns minutos de atraso, o atleta mostrou frieza e estratégia ao longo do percurso e cruzou a linha de chegada com o tempo de 2:52:51, garantindo a sua primeira vitória no trail longo do Fogo Vulcan Trail.
“Mantive a minha estratégia e organização. Mesmo com o atraso na partida, foquei na minha gestão de prova e deu certo”, disse Nelson Correia, que reconheceu que os treinos e as provas em que participou foram decisivos para a sua primeira conquista do trail longo da ilha do Fogo.
O pódio masculino do Trail Longo ficou assim: Nelson Correia (Emicela CV) – 2:52:51, António Pereira (Associação de Atletismo de São Domingos) – 3:03:40 e Jailson Ribeiro (Individual) – 3:04:22
No feminino, Daty Miranda, atleta individual natural de Santa Catarina, ilha do Fogo, venceu, também pela primeira vez, a prova, com o tempo de 4:10:16 e esta vitória reforçou a presença e o talento das mulheres do Fogo no trail nacional.
No Trail Curto Masculino (18 km) o vencedor foi Lucas Silva (Emicela CV) com o tempo de 1:17:32, seguido de Flávio Barreto (Associação de Atletismo de São Domingos) com 1:18:29 e Samuel Miranda (ilha do Fogo) com 1:19:00
Lucas Silva destacou a evolução do seu desempenho este ano e sublinhou que veio com performance alta e conseguiu bater seus próprios tempos tanto no KmV (menos um minuto que em 2024) como no trail curto (menos dois minutos que no ano passado).
Segundo o mesmo foi uma prova dura dominada por um quarteto de atletas, dois de Santiago e dois da ilha do Fogo, mas conseguiu distanciar-se nos últimos quilómetros com um sprint final.
No Trail Curto Feminino, Liliana Medina (Jal Domus Nostra – Santo Antão) foi a vencedora com o tempo 1:50:58, seguida de Patrícia Duarte com o 2:04:19 e Maria Fortes com o tempo de 2:21:47.
Já o Trail Jovem Masculino foi conquistado pelo atleta Adelino Tavares (Associação de Atletismo de São Domingos) com o tempo de 1:03:44, seguido de Benilson de Barros (Fogo) com o tempo de 1:16:49.
No Trail Jovem Feminino a vencedora foi Deila Miranda (Fogo) que fez o percurso em 1:25:37, seguida de Dina Sequeira (Fogo) com 1:25:37 e Celma Soares (Brava) com 1:45:24.
A prova do Kilómetro Vertical (KmV) o vencedor foi Iderlindo Barros (Emicela) com 00:49:24 (novo recorde nacional) que retirou 37 segundos à anterior marcada, seguido de Lucas Silva com o tempo de 00:51:58 e João Varela com o tempo de 00:52:41.
A edição deste ano, segundo a organização contou com atletas das nove ilhas habitadas e dezenas de atletas em provas.
Com Inforpress