Antigos Tubarões Azuis e Capitães, Nando e Marco Soares acreditam no apuramento de Cabo Verde já no Jogo contra Líbia

O antigos futebolistas internacionais cabo-verdianos e capitães da Seleção Nacional de Futebol, Nando e Marco Soares mostram-se convictos na qualificação de Cabo Verde para o Campeonato do Mundo de 20206, já no embate da penúltima jornada frente ao combinado da Líbia, partida agendada para quarta feira, 8 do corrente mês, fora de portas.
Nando disse ao Cvsports Jogo Limpo, que embora tenha terminado carreira ao serviço da Seleçao principal de futebol após o CAN – África do Sul- 2013, sempre acompanha com muita atenção a evolução do combinado nacional, que afirma continuar a ser a sua família desportiva.
“ Após ter terminado a minha participação na seleção, sempre acreditei que um dia a nossa equipa nacional iria se qualificar para o Mundial, esse grande feito está próximo. Acredito seriamente que conquistaremos o passaporte carimbado já no próximo dia 8 frente a Líbia no seu reduto. Sei que não vai ser tarefa fácil, tendo em conta o factor casa e também os jogos de bastidores, mas tenho fé e acredito que vamos ganhar o jogo”, afirmou.
No entanto e conforme avança o antigo capitão, Nando, caso isso não aconteça, a equipa jogará toda a cartada no ultimo embate contra a ESwatini em casa, apelando para que os cabo-verdianos estejam em força no estádio e fora dele, engajados no total apoio à equipa de todos nós.
“ Digo uma vez mais, que vamos apurar em casa dos Líbios, mas não sendo possível, temos que estar unidos no claro apoio à nossa Seleçao na última partida em casa frente a ESwatini, mas devemos estar atentos no cumprimento às normas da FIFA, apoiar efusivamente sim, mas nas bancadas e nunca voltar a entrar no retângulo de jogo, porque a Federação mundial estará atenta. Fomos apenas multados devido a situação do jogo dos Camarões, pelo devemos estar muito atentos e não facilitar. Voltando ao jogo com a Líbia, espero que os responsáveis da nossa Federação estejam também atentas, porque como sabemos das pressões e algumas manobras que algumas vezes são feitas”, realçou Nando.
A viver agora em França, o antigo capitão adiantou ao Cvsports Jogo Limpo que fez uma formação de treinador em Mindelo, e tem estado sempre em contacto com a FCF, no sentido de ver a possibilidade de dar a sua contribuição enquanto olheiro na Europa e outras contribuições.
“ Mantenho contacto regulares com os responsáveis da Federação, estrutura com a qual posso vir a ter colaboração sobretudo como olheiro de jogadores na Europa, mas agora deixemos os jogos de qualificação passar. Termino voltando a deixar um forte apelo para que todos estejam à volta da Seleçao e possamos festejar a qualificação para o mundial. Para ti Eugénio Teixeira, foi enorme prazer voltar a conversar contigo, porquanto estivemos juntos durante vários anos de jogos da Seleçao, tu como jornalista - relatador e eu como jogador, por isso tive muito gosto em falar contigo revivendo muitas coisas boas e outras menos boa na caminhada de muitos anos de Seleçao”, finalizou Nando .
Na mesma linha, outro antigo jogador e capitão, Marco Soares que precisamente recebeu a braçadeira das mãos de Nando após o termino do CAN- África do Sul -2013, no qual Cabo Verde atingiu os quartos final na sua estreia numa fase final de um Campeonato Africano das Nações, disse ser sempre um orgulho poder falar da nossa seleção e do caminho rumo ao Mundial.
“ Representei seleção nacional durante 16 anos, e ao longo desse tempo aprendi que o segredo do sucesso está na união, no de sacrifício no amor e na crença de que juntos somos mais fortes. Relativamente às duas partidas que faltam, acredito que a equipa tem todas as condições para encarar esses jogos com determinação e confiança. Vejo um grupo com muita ambição, com talento e capacidade para alcançar o objetivo do apuramento, vai ser preciso termos a humildade, ter os pés no chão, e saber que ainda nada está conseguido mas que Cabo Verde depende só de si para estar no Mundial", adiantou.
O antigo tubarão azul está igualmente convicto que a alegria da qualificação será vivida e festejada já na partida frente à Líbia, deixando mais estas palavras.
“O meu apelo à nação é simples: continuemos a acreditar, a apoiar e a estar ao lado da nossa seleção com muita energia positiva. Cada voz, cada gesto de incentivo, cada demonstração de orgulho faz a diferença e transmite força aos jogadores dentro de campo. Estamos a dar passos firmes rumo a um feito histórico e é fundamental que todos caminhemos juntos. Acredito plenamente que temos tudo para chegar ao Mundial e escrever mais uma página muito bonita da nossa história. Acredito que seja já contra a Líbia mas se tiver que ser na última jornada em Cabo Verde nem que seja com o assopro de cada Cabo-verdiano a empurrar a bola para dentro da baliza… Vamos ser felizes Vamos dar a conhecer ao mundo a grande beleza do nosso pequeno grande País”, avançou Marco Soares ao Cvsports Jogo Limpo.
Quem também foi ouvido pelo nosso jornal online, é o antigo futebolista internacional, olheiro e treinador da Seleçao Nacional de Futebol, José Rui Aguiar.
“ Tenho muito orgulho em ter representado a Seleçao de Cabo Verde, pelo que sempre acompanho com muita atençao a evoluçao da nossa equipa. Estamos a um passo de alcançar o grande feito de estarmos na fase final do Mundial 2026. Espero que todos os cabo-verdianos dentro e fora do país apoiem os Tubaroes Azuis, estejam com a equipa em todos os momentos do jogo. Temos que fazer de tudo para que as coisas fiquuem já resolvido no jogo contra a Líbia. A expectativa é grande para estarmos no Mundial dos Estados Unidos, país que acolhe a maior comunidade cabo-verdina no exterior”, afirmou José Rui.
Quando se caminha para o término das eliminatórias africanas para o Mundial de 2026, faltam dois jogos, um contra a Líbia no dia 8, e outro frente a ESwatini no dia 13 do corrente no estádio Nacional, Cabo Verde lidera o seu grupo com 19 pontos, seguido pelos Camarões com 15, Líbia 14, Angola 10, Maurícias 5 e ESwatini 2 pontos.
Dos seis pontos em disputa, Cabo Verde necessita de três, para escrever o seu nome no grupo de Seleções com direito a estar no Mundial de 2026, cujos jogos serão realizados em 3 países, nos Estados Unidos da América, no Canadá e no México.
Cvsports Jogo Limpo