Cabo Verde inicia Afrobasket 2025 com pé direito ao vencer esta quarta feira a RDC por 75 - 66 pontos

No jogo disputado na província do Namibe, Cabo Verde iniciou a participação na 31a edição do Afrobasket de forma positiva, ao derrotar esta quarta feira, 13, a Republica Democracia do Congo por 75 - 66 pontos.
Os rapazes orientados pelo treinador Mane Trovoada começaram a partida ganhando o primeiro período por 20 -16, mas no período seguinte, a formação cabo-verdiana caiu de rendimento e apontaram apenas 5 pontos contra 18 da formação adversaria. saindo para o intervalo a perder por 25 - 34.
Durante o período de descanso, certamente o selecionador nacional transmitiu boas orientações técnicas e tácticas, bem assimiladas pelos nossos basquetebolistas, que regressaram com disposição diferente para melhor, acabando por marcar 30 pontos contra 16 da RDC. De facto, uma grande recuperação do combinado cabo-verdiano que voltou a ganhar o 4o período por 20 pontos contra 16 da equipa adversária.

Para o treinador adjunto, Zé Guila, era importante Cabo Verde iniciar a competição a ganhar, sempre bom tónico para encarar com boa disposição e determinação as próximas partidas.
" Começamos o jogo bem no primeiro período, mas as coisas não correram de feição no segundo período. Conseguimos fazer as necessárias correções ao intervalo e a equipa conseguiu entrar melhor, ganhando os dois últimos períodos e acabando por terminar com uma vitória na partida. Um triunfo muito importante e que dá maior confiança aos jogadores para encarar os próximos jogos com outra dinâmica e concentração ", disse o treinador adjunto, que aproveitou a conversa com Cvsports Jogo Limpo, para endereçar uma mensagem da solidariedade aos sanvicentinos e dedicar esta vitória ao povo da ilha do Porto Grande.
A vitória de Cabo Verde foi também enaltecida pelo presidente da Federação de Basquetebol, Hélder Goncalves, que deu os parabéns aos atletas pela força em corrigir as falhas do segundo período e ganhar o jogo.
Na mesma linha, Joel Almeida fala da satisfação dos jogadores pela vitória conseguida diante da Republica Democrática do Congo na primeira partida da equipa no Afrobasket 2025.
" O sentimento é de grande alegria ao conseguirmos a vitória diante da RDC, com dedicatória para o povo cabo-verdiano e de forma especial aos sanvicentinos . Era importante termos começado a competição com uma vitória, que sempre dá alento e mais energia para se encarar os próximos encontros com mais força. Agora é pensarmos já na preparação para o próximo jogo frente a Costa do Marfim, um jogo que será difícil contra o vice-campeão africano, mas vamos também com determinação para procurarmos mais um resultado positivo", afirmou Almeida.
Depois da vitória por 75 - 66 diante da RDC, agora no dia 15, Cabo Verde jogará contra a Costa do Martim e na terceira jornada dia 17, frente ao Ruanda.
Cvsports Jogo Limpo