Afrobasket: Seleção Nacional de Basquetebol terminou estágio ontem em Luanda e já seguiu para Namibe onde faz os 3 jogos da 1ª fase

A Seleção Nacional de Basquetebol sénior masculina terminou o estágio de preparação em Luanda no Domingo, 10, tendo viajado no mesmo dia para a província do Namibe, onde irá realizar os três jogos da primeira fase do Afrobastek 2025.
Nas vésperas do combinado nacional iniciar a participação na maior competição africana a nível de Seleções, o presidente da Federação de Basquetebol afirma que ainda persistem dificuldades financeiras, mas Hélder Goncalves garante que a FCBB tem feito esforços que isso não interfira na preparação e competição da equipa.
O dirigente máximo da Federação de Basquetebol considera que apesar de ainda existirem pormenores de ordem financeira, a equipa trabalhou bem em Luanda, o grupo está focado e determinado em fazer uma boa participação, lutando para os lugares de pódio no Afrobasket que acontece em Angola, país de boa memoria para a nossa equipa nacional, porque foi em terras angolanas que conseguimos o bronze em 2007.
“ A Seleção está forte, focada em lutar pelo ouro. No que toca a organização logística desde o inicio do estágio temos enfrentado problemas financeiros, situação que a nosso ver não deveria nesta altura estar a acontecer, porque uma Seleçao com a qualidade que tem, com os jogadores profissionais que a representam, merece mais apoios e mais respeito, tendo em conta que estamos a representar uma nação na maior montra do basquetebol africano”, afirmou
O presidente da Federação de Basquetebol reconhece a pronta colaboração do Governo que através do IDJ disponibilizou cerca de 7 mil contos, mas Hélder Gonçalves entende que a Seleção merece mais apoios de todos.
Durante a estada da Seleçao no estágio em Luanda, Hélder Goncalves destaca a pronta colaboração dada pela comunidade cabo-verdiana na capital angolana, facto que o dirigente máximo da FCBB enaltece.
“ A comunidade cabo-verdiana ajudou desde o início da nossa estádia em Luanda, e tem estado a apoiar em muito, contribuir no pagamento das despesas do hotel, alimentação, transporte, ginásio, entre outros apoios. Em Namibe iremos ter claques dos cabo-verdianos que lá residem, bem como irão viajar pessoas de Luanda para apoiar a Seleçao Nacional de Basquetebol”, adiantou Gonçalves.
O primeiro jogo de Cabo Verde no Afrobasket será contra a República Democrática do Congo no dia 13 de agosto, seguido pela Costa do Marfim em 15 de agosto e Ruanda em 17 de agosto. Todos os jogos do grupo da Seleção Nacional irão acontecer na província do Namibe.
Cvsports Jogo Limpo