Seleção Nacional masculina de Basquetebol termina Estágio 31 do corrente em Rio Maior e segue para Luanda

Seleçao Nacional de Basquetebol cancelou o estágio em França por falta de condições apresentadas pela entidade contratada para o efeito, assim como o estágio no Líbano devido a situação de instabilidade na região e acabou por se concentrar em Rio Maior –Portugal, onde tem trabalhado em termos preparativos visando a participação no Afrobasket que vai decorrer em Angola no mês que vem.
Neste momento segundo o presidente da Federação, Helder Gonçalves, o grupo de trabalho está unido e feito boa preparação , embora a FCB se mostre algo preocupa com a questão de financiamento para esta operação, uma vez que conta apenas com o apoio de dois parceiros, o Governo através do IDJ que disponibilizou 7 mil contos e a Cvtelecom. Outro aspecto que o dirigente ressalva e lamenta, é a questão relativa ao tratamento dado pelo Centro Comum de Visto, uma vez que segundo Gonçalves, há jogadores que não puderam se juntar ao grupo em Portugal e também alguns dirigentes.
Como acima já fizemos referencia e de acordo com informações avançadas pelo presidente da FCB, a Seleçao acabou por se concentrar em Rio Maior- Portugal, onde tem estado a trabalhar com 14 jogadores, estando a viagem para Luanda Angola agendada para o dia 31 do corrente.
“ Balanço de toda essa organização desde inicio de estágio até agora, apesar de alguns contratempos em França, penso que está a correr bem. Fomos obrigados a abandonar a preparação em terras francesas por motivos de logística, a alimentação não estava a nível da Seleçao e seguimos para Rio Maior em Portugal. Voltando ainda a questão da França, devo dizer que confiamos a uma pessoa a parte de tratar as coisas, até que os dirigentes viajassem , mas infelizmente as coisas não correram bem”, disse.

O presidente da Federação diz lamentar o tratamento dado à Seleçao Seleção no que se refere ao pedido de vistos no Centro Comum.
“ Devemos ser claros, o tratamento para a obtenção de vistos não foi o melhor. Penso que uma Seleçao como a de Basquetebol que vai participar numa competição de alto nível como o Campeonato Africano das Nações, não pode ter dirigentes e jogadores parados no CCV durante várias semanas sem conseguir obter o visto para acompanhar a equipa nacional. Nós enviamos todas as documentações através do nosso parceiro o IDJ, eles quiseram nos ajudar, mas decorridos quase dois meses de estágio, ainda alguns jogadores e dirigentes estamos a aguardar a chamada do Balcão Azul do CCV”, adiantou o presidente da FCB.
Quanto ao estágio em Rio Maior, Helder Gonçalves avançou ao online Cvsports Jogo Limpo, que as coisas estão a decorrer bem e que a equipa está já a ultimar os preparativos de viagem para Luanda no dia 31 do corrente.

Ele disse que a equipa não fez jogos amistosos, mas que isso será feito em Angola, onde já há formações do primeiro escalão e outras seleções interessadas para a realização de jogos.
“ Partidas amigáveis e que servem de preparação teremos em Luanda, jogamos dias 2, 5 e 8 de Agosto com equipas locais do escalão principal e também seleções presentes e que não fazem parte do nosso grupo”, realçou.
Perguntado pelo Cvsports Jogo Limpo se os contratempos que levaram à alteração do plano inicial não prejudicará a Seleçao em termos da sua preparação, o presidente da FCB respondeu: “ Prejudicar propriamente dito penso que não, porque tivemos as melhores condições em Rio Maior, em Angola já temos toda a logística montada em termos de hotéis onde a caravana ficará alojada, transporte e alimentação, temos um grupo de cabo-verdianos em terras angolanas que está a apoiar na organização, pelo que não temos motivos de preocupação quanto a algo que possa prejudicar a nossa Seleção. Houve contratempo, situações que acontecem, mas a direção agiu a tempo para criar as condições que a equipa tem e merece”.
FCB diz que maior preocupação prende-se com aspecto financeiro
Helder Gonçalves afirmou que a Federação não está preocupada agora com o plano de jogos treinos e outros pormenores relacionados com a logística para os atletas e equipa técnica, mas está sim preocupada é com os apoios financeiros para cobrir o orçamento traçado .
“ A nossa maior preocupação não se relaciona com a equipa, porque temos uma Seleção forte, que treina com motivação, os jogadores sem lesões e empenhados nos treinos, contando com a presença do grande Edy Tavares, mas o maior problema é a parte de meios financeiros… sabemos que Cabo Verde não possui condições e temos estado a lidar com isso no Basquetebol anos após anos… numa altura em que estamos centrados no Afrobasket em Agosto e depois o Campeonato Nacional em Setembro, sendo que até este momento, os nossos parceiros são apenas o IDJ o principal e a CVTELECOM”, frisou .

Segundo Helder Gonçalves, foi projectado um orçamento de 40 mil contos, mas a FCB conseguiu um contrato programa com o IDJ no valor de 7 mil contos, sendo já desbloqueado cerca de 5 mil, estando a Federação a agudar o desbloqueio dos restantes 2 mil contos.
“ A verba que temos é insuficiente, apresentamos o orçamento em tempo útil porque entramos em Maio e apresentamos em Junho, portanto fizemos um estudo do mercado com preços atualizados e apresentamos aos nossos parceiros. Para terem uma ideia, só a estada em Rio Maior durante um mês ronda os dois mil e tal contos, isso porque eles nos conhecem, se fossemos desconhecidos poderia ser mais cara, bilhetes de passagens para tirarmos a Seleção de Lisboa para Luanda trabalho com agencias locais em Cabo Verde ronda quase três mil contos só ida, pelo que o que conseguimos neste momento em termos de apoio, é de facto insuficiente, mas vamos gerindo com alguma tranquilidade”, finaliza o presidente da FCB, que diz aguardar a qualquer momento o desbloqueio dos restantes trinta por cento do bolo, cerca de dois mil contos no quadro do contrato programa assinado com o IDJ.
A Seleção Nacional de Basquetebol sénior masculina participa no Abrobasket a decorrer em Angola de 12 a 24 de Agosto, estando a nossa equipa nacional inserida no A juntamente com Costa do Marfim, Ruanda e RD Congo.
Na primeira fase, Cabo Verde faz três jogos na província do Namibe, para onde seguirá viagem no dia 10 do próximo mês, depois de cumprir uma semana de estágio de Preparação em Luanda.
Cvsports Jogo Limpo