José Évora foi empossado como novo Secretário Executivo da Comissão Nacional da Unesco

O investigador José Évora foi hoje empossado como novo Secretário Executivo da Comissão Nacional de Cabo Verde da Unesco, acto presidido pelo ministro da Cultura e Indústrias Criativas.
Na ocasião, Augusto Veiga enalteceu as capacidades técnicas e o percurso do empossado, por isso o governante disse que deposita total confiança e acredita que José Évora fará bom trabalho na Instituição que doravante passa a dirigir.
José Évora afirmou que assume as novas funções com noção de grande responsabilidade, daí ter manifestado total engajamento para que os enormes desafios e objetivos sejam cumpridos.
Neste particular, pediu apoio do ministro da Cultura na criação de condições para o reforço do quadro a nível dos recursos humanos para suprir algumas saídas devido a aposentação.
Desde já, o novo Secretario Executivo da Comissão Nacional da Unesco define algumas linhas de ação, destacando o projecto `` Oceano começa aqui``.
`` Prevemos arrancar em breve uma das iniciadas que encontramos desenhada na Comissão Nacional – O oceano começa aqui -, visando sensibilizar mobilizar jovens, famílias e comunidades locais para a importância e preservação dos oceanos através da mudança de comportamentos em relação ao lixo para apenas citar este exemplo a juntar outros que se enquadram no sector ambiente, ao mesmo tempo que vamos seguindo o andamento de outras iniciativas em curso, designadamente a monitorização baseada na ciência cidadã dos ecossistemas costeiros marinhos e terrestres nos pequenos estados insulares em desenvolvimento de que Cabo Verde e’ país piloto, assim como o processo que pretende elevar o atual centro de ciências do mar em Mindelo a um centro de excelência, que venha a servir como centro de investigação cientifica para pequenos estados insulares em desenvolvimento lusófonos``, afirmou.
Incremento de ações que visam dinamizar as redes da Unesco enquanto iniciativas que conectam instituições e profissionais para promover a educação, a ciência, a cultura e a comunicação, foi referenciada como merecedora de particular atenção da nova equipa diretiva da CNCVU.
Entre outras ações, José Évora disse que a curto prazo, dará atenção ao dossier ex-campo de concentração do Tarrafal, pelo que promete trabalhar em estreita articulação com o IPC, a Câmara Municipal e as comunidades locais.

O ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Augusto Veiga, teceu rasgados elogios `as qualidades técnicas do ora empossado novo Secretário Executivo da Comissão Nacional de Cabo Verde da Unesco, realçando que a Instituição está entregue em boas mãos.
`` José Évora tem uma formação e uma experiência profissional de grande qualidade, com a participação em várias campanhas de escavações arqueológicas a nível nacional e internacional, publicação de vários livros em vários temas da nossas história e livros técnicos e organização de exposições e respetivos catálogos. Participou também com comunicação em conferencias, workhosp’s e colóquios a nível nacional e internacional, para alem de participar em vários projectos de pesquisas internacionais. Tem já uma grande experiência de trabalho com a Unesco, sendo como já referimos, membro do comité consultivo internacional do programa memória do mundo, pelo que acreditamos de ser a pessoa certa para este lugar para dar sequencia ao trabalho realizado até agora``, disse o ministro da Cultura.
Augusto veiga manifestou total confiança profissional e pessoal, augurando sucessos a José Évora, realçando que`` o seu sucesso e’ o sucesso de todos nós``.
Cvsports Jogo Limpo