Termina os nacionais de atlestimo de pista com Santo Antao a dominar e os atletas uma vez mais, a pediram pistas de tartan na ilha

O estádio nacional na cidade da Praia foi palco dos nacionais de pista sub-18 e sénior, competição que movimentou atletas de Santo Antão que uma vez mais dominaram em termos de pódio, atletas de São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte, Sal, Boa Vista e Fogo.
Nas provas realizadas na tarde noite deste Sábado, 12, Silvanilda Gomes de Santo Antão venceu os 200 metros feminino, Lucialine Lopes também de Santo Antão terminou no segundo posto e no terceiro lugar ficou a Luana Santos de São Vicente.

Na prova de 200 metros masculino, George Eid de Santiago Sul conseguiu mais uma ouro neste campeonato, Geovane Lopes do Sal terminou no segundo posto e Esquilson Nascimento da Boa Vista classificou-se no terceiro lugar.

Seguidamente foi realizada a corrida de 3000 metros masculino sub-18, com Aleison Silva de Santo Antão a ser o grande vencedor com 9 minutos. 22.55, secundado por Eson Andrade de São Vicente que fez o tempo de 10.03.26 , enquanto o terceiro posto foi alcançado pelo atleta Edmilson Rodrigues de Santiago Sul com o tempo de 10.03.60.
Nos 3 mil metros sub-18 e sénior feminino, a grande vencedora chama-se Marina Delgado de Santo Antão, atleta de 14 anos, que cortou a meta com o tempo 10 minutos. 29.20, ela que também já tinha ganho nos mil e quinhentos, a segunda posição pertence a Liliana Medina também da ilha das Montanhas e na terceira posição terminou a Leticia Neves com o tempo de 10.55.05

A prova de 5 mil metros veio a seguir, tendo Ivan Fortes de Santo Antão terminado no primeiro lugar fazendo o tempo de 15 minutos.13.37, Wilian Santos segundo classificado com o tempo 15.13.85 e Cleiton Rodrigues terceiro com o tempo de 15.43.91, estes dois últimos também da ilha de Santo Antão.

Na estafeta 4 x 400 metros mista, a grande vencedora é a equipa do Sal que fez 3 minutos. 40.34, Santo Antao ficou no segundo lugar com 3.51.75 e Santiago Sul classificou-se na terceira posição com o tempo de 3.56.27.
As disciplinas de Saltos também estiveram em evidencia na tarde deste Sábado, com Sandro Fonseca de Santiago Sul a conquistar o primeiro lugar em altura sub-18 saltando 1 metro 80, Gilson Tavares fez 1 metro70 e ficou no segundo lugar , enquanto Micael Dinis do Sal saltou 1metro 70 e conseguiu o terceiro posto.
Por sua vez no salto em cumprimento sub-18 Santo Fonseca de Santiago Sul saltou 6 metros 29 e ficou no primeiro lugar, Micael Diniz do Sal saltou 6 metros 22 classificou-se no segundo posto e no terceiro lugar com o salto de 5 metros 99, ficou Alberto Lino Silva de Santiago Sul.
Na prova de Sal em cumprimento sénior, primeira posição para George Eid de Santiago Sul que saltou 6 metro 79, Luciano Rocha também de Santiago Sul no segundo lugar com o salto de 6 metros 35, e Papito Eid igualmente de Santiago Sul terminou no terceiro posto com o salto de 6 metros e 20.
Como acima fizemos referencia, os atletas de Santo Antão dominaram o campeonato, com o Cvsports a destacar a atleta Marina Delgado de 14 anos, ela que ganhou 1500 metros e 3 mil metros em sub-18 e sénior feminino.
“ O meu segredo em ganhar provas, é fruto de muito treino sempre com foco em conquistar o primeiro lugar… nesta competição vim preparada para vencer e partir para os jogos da Lusofonia também com ambição de ganhar e representar bem o meu país, afirmou.
Ela disse que desde criança sempre teve sonho em ser atleta e que se inspirou numa atleta queniana a Equipiega, realçando que pretende atingir voos altos a nível internacional.
A atleta voltou a chamar atenção para a necessidade de se construírem infra-estruturas condignas para treinos e competições.
“ Nós queremos que as autoridades possam construir pistas de tartan em Santo Antão para que possamos ter melhores condições de trabalho e podermos competir da forma forma e alcançar mais resultados positivos”, disse Delgado, que apela os outros jovens a enveredarem pela prática do desporto em particular o atletismo.
Em jeito de balanço, o director técnico da Federação de Atletismo Júlio Nagana disse que tudo correu bem, mas o técnico é opinião que de se deve criar as condições para provas de escalões juniores e séniores seja realizadas separadamente.
“ Estou satisfeito, mas falta uma coisa que quero, conseguir financiamento para termos um campeonato juvenil num período e o campeonato sénior numa data diferente. Sei que o país tem problemas de recurso, mas acho que devemos nos esforçar e encontrar meios financeiros para cumprirmos tal objectivo e reforçar os escalões de formação que servem para desenvolver o sénior.
Sobre essa questão, o ministro do Desporto Carlos Monteiro diz que não se trata da falta de meios financeiros, entende que se deve ter uma maior e melhor `planificação.
“ Os contratos programas são assinados entre o IDJ e as Federações, pelo que acho o que tem que haver são projectos mais robustos da parte das estruturas federativas. A questão aqui nem estaríamos a falar de mais uma verba por ai além, por isso acho que se trata de uma questão de planeamento e organização atempada. Na minha opinião da Federação de Atletismo tem que se sentar com o IDJ já amanha, começar a trabalhar com o IDJ se quiserem que realmente tenhamos um campeonato sub-18 e um campeonato nacional sénior separado. Nós temos insistido com as Federações de que devem apresentar-nos propostas e plano de actividade atempado, neste caso num ano ano anterior para o seguinte, porque eu enquanto governante orçamento do meu sector tenho que fechar até Setembro”, realçou o ministro do Desporto.
No que concerne com a reinvindicação dos atletas, treinadores e dirigentes de Santo, Carlos Monteiro afirma que é compromisso do Governo que criar pistas na ilha e nas outras ilhas e regiões onde não existe.
“ Nós anunciamos quando da inauguração da pista de São Vicente, o obejctivo firme do Governo de construí pistas de atletismo em São Antão, Fogo e Santiago Norte as grandes regiões que ainda não possuem essas esturuturas. Fizemos uma visita de campo à Santo Antão para ver no estádio Joao Serra em Ponta do Sol e o municipal do Porto Novo, falamos com os responsáveis do Porto Novo para ver a possibilidade de algumas melhorias para uma pista de seis corredores, mas neste momento o problema mesmo é a falta de condições técnicas nos estádios para a construção da pista, portanto não se trata de financiamento, porque o anúncio foi feito é porque temos verbas, o que faltam são as condições técnicas, mas estamos a trabalhar no sentido de dotar essas regiões de pistas, adiantou o governante.
Carlos Monteiro disse ainda, que no caso de Santo Antão, é intenção construir um espaço de terra batida na zona de Lagoa onde há uma escola e muitos atletas, para que possam ter melhores condições para treinos.
Também o presidente da Federação de Atletismo, Alfredo Lima considera que o balanço dos nacionais de pista realizado na Praia é positivo.
Quanto à questão da atração de espectadores para assistir as provas nacionais na ilha de Santiago, Lima diz que cabe a FCA reforçar o trabalho de marketing para chamar o publico ao estádio, tal como acontece quando os campeonatos são realizados na ilha do Sal.
Cvsports Jogo Limpo