Empresário e músico, Pedro Cardoso, continua empenhado na promoção da cultura cabo-verdiana

Pedro Cardoso - Pedrinho di Nova como é mais conhecido, está a preparar a gravação do seu sexto álbum musical “ Cabo Verde a menina dos meus olhos” em saudação dos 50 anos da Independência Nacional , tendo para o efeito, gravado já 4 temas musicais e que estão no youtube. As musicas que estão nessa plataforma digital são: Ô djarfoguera dedicada à cidade de São Filipe, Menina de Soncente dedicada à cidade do Mindelo e Santa Maria bô é linda dedicada à cidade Santa Maria, estando a ultimar a musica Um tem sodadi di nós capital dedicada à capital do país.
Cardoso diz que já gravou 50 musicas escritas por ele, e que tem mais 20 para serem gravadas, temas que farão parte de 2 álbuns, sendo um deles em homenagem à sua querida mãe já falecida , “ Homenagem mamãe Nova”.
Por outro lado, este cabo-verdiano nascido na ilha do Fogo e que foi emigrante durante muitos anos nos Estados Unidos da América, mas que actualmente reside na cidade da Praia concretamente na Terra Branca de Cima, está a montar um projecto para organizar um concurso de vozes, certame musical que será realizado no espaço montando no terraço do seu empreendimento comercial.
“ Eu vivi nos Estados Unidos e já gravei cinco álbuns, mas as minhas músicas não são muito conhecidos aqui no país, por isso decidi criar um projecto concurso de música Pedro Cardoso –Pedrinho di Nova, que irá contar com a participação de muitos músicos e dando oportunidade à vozes de jovens cantores. Vou fazer no meu espaço que tenho no terraço do meu prédio, com capacidade para 300 pessoas, tem palco que pode levar dois grupos musicais, bares e outras boas condições para receber qualquer evento musical, convívios e diversas actividades. Penso que antes do final do ano, teremos condições para a realização do evento”, afirmou.
O músico e empresário, Pedro Cardoso disse ainda, que haverá prémios para os participantes melhores classificados no concurso de vozes, sendo 70 mil escudos para o primeiro lugar, 50 contos para o segundo e 30 mil escudos para o terceiro lugar.
Ele garante que o certame contará com a participação da banda de Manel di Candinho, Trio de Fogo e uma outra banda a ser anunciada posteriormente.
Sendo mais uma janela de oportunidades para jovens cantores, Cardoso espera contar com apoios das entidades públicas neste caso o ministério da Cultura e a Câmara Municipal da Praia e empresas públicas e privadas.

Ainda no campo cultural, logo após a realização do concurso de vozes, o empresário pensa também promover concurso de dança, recordando às actividades do género que organizava nos Estados Unidos da América, onde chegou a fundar alguns grupos de dança.
“ Na América eu tinha grupos de dança como Kola das Ilhas, Morabeza das Ilhas e Prima da ilhas, representando as cidades de Bridgport, Watbury e New Haven em Cunnecticut onde tinha comunidades cabo-verdianas, isso porque eu fazia programas de Rádio comunitária a voz das ilhas durante 5 anos e de Televisao TVSodadi durante 12 anos”, contou.
Sendo uma pessoa também com gosto pela comunicação, Pedro Cardoso adiantou ao Jornal digital Cvsports Jogo Limpo, que depois de regressar à Cabo Verde onde fixou residência, sempre procura marcar presença nos espaços que realizam noites cabo-verdianas, fazendo lives no facebook, forma de dar oportunidade aos cabo-verdianos radicados no estrangeiro com realce para o EUA, poderem acompanhar e matar saudades das musicas tradicionais do país.
“ Acho que é muito importante o que estou a fazer, porquanto permito que muitas pessoas sobretudo às que estão fora do país possam acompanhar as movimentações culturais em termos de musicas tradicionais tocadas aqui no país. Tem sido interessante, porquanto noto que muitas pessoas seguem e comentam”, adiantou Cardoso.
Embora tenha vivido muitos anos nos Estados Unidos e agora estar a residir na Praia, Pedrinho di Nova diz que nunca esqueceu as suas origens, a ilha e o local onde nasceu, por isso pensa dentro de dois anos construir uma infra-estrutura(Centro Comunitário) em Pedro Homem -Sarrado, espaço para servir a comunidade local para actividades culturais e outras ações de interesse nessa localidade da ilha do Vulcão.
Outros projectos nomeadamente a criação de uma escola de música, consta igualmente da agenda de Pedro Cardoso, que pensa ainda em colaboração com o seu primo cineasta Gueni Pires, produzir uma curta metragem para narrar as vivencias no tempo da adolescência –juventude, na tão falada rotcha paladrão – local de visita obrigatório nos tempos idos para a apanha de água na ilha do Fogo.
Em jeito de remate final, o músico e empresário Pedro Cardoso deixa uma mensagem a todos os cabo-verdianos para dentro das possibilidades de cada um, contribuir para a promoção da cultura, desporto e outras actividades importantes para vida do país.
Cvsports Jogo Limpo