Cidade da Praia completa 167 anos, com o Presidente da Camara a considerar o saneamento como grande desafio

A cidade da Praia, capital de Cabo Verde, completa hoje hoje 167 anos. Momento aproveitado pelo presidente da Câmara Municipal para enaltecer os ganhos da cidade ao longo desta caminhada, mas a reconhecer que o saneamento continua a ser um grande desafio da sua administração.
Francisco Carvalho teceu essas considerações em entrevista à RCV.
“ Já tivemos tempos mais difíceis, mas nós vamos continuar a melhorar. Temos projectos estruturantes para questão do saneamento, grande aposta no verde, no ambiente, na sustentabilidade energética… o grande enfoque nas pessoas, a continuidade com o programa de construção da casa de banho… temos esse objectivo que todas as habitações na cidade da Praia tenham casa de banho e a questão da requalificação das casas dos munícipes continua a ser um desafio sério”, disse o edil praiense.
Rádio Pública
A melhoria da mobilidade urbana com o desanuviamento dos nós mais críticos da cidade, constitui outra aposta de Francisco Carvalho.
“ Temos entrada da Vila Nova, o cruzamento na rotunda da Terra Branca, a rotunda que fica ao pé do Poeta e temos a saída do Palmarejo. Nós vamos resolver e apresentar alternativas técnicas no sentido de garantir o desanuviamento ao nível de circulação nesses nós críticos”, adiantou Carvalho, que pede a colaboração das pessoas na utilização das vias alternativas.

O presidente da Camará Municipal da Praia fala ainda, na criação de mais vias alternativas, exemplificando a via que liga Ponta d’ Água, Achadinha e Paiol.
“ Nós fizemos agora abertura e ainda nem sequer inauguramos da ligação Eugénio Lima- Alto da Glória, vamos continuar as criar mais vias alternativas, vamos proceder a colocação de asfalto da via A Bolha –Palmarejo, tudo isso para introduzir melhor qualidade nessas vias e termos várias alternativas aqui na cidade”, realçou Francisco Carvalho.
O dia da Cidade da Praia está instituído desde 2018 por deliberação da Assembleia Municipal para lembrar a elevação à categoria de cidade da então Vila da Praia da ilha de Santiago por decreto de 14 de junho de 1858.