Lançado projecto de restauração da Igreja de S.João Batista, acto presenciado pelo Presidente da República José Maria Neves.

O presidente da República testemunhou esta segunda feira, 21, a apresentação pública do projeto de restauração da Igreja de São Batista no município da Ribeira Grande de Santiago. Estima-se um orçamento de 33 milhões de escudos segundo o historiador, Charles Aquibode, verba que deverá ser mobilizada junto de parceiros nacionais e internacionais com o apadrinhamento do Chefe de estado, José Maria Neves.
Segundo reza, a igreja de São João Batista foi construída em 1540, mas documentos escritos conforme o historiador Charles Aquibode, consta a data de 1561.
Aquibode traça a importância histórica desta igreja e fala da necessidade de se preservar determinados elementos durante as obras de restauro.
`` Temos uma cruz basca que uma e’ cruz única em Cabo Verde e um sinal único em toda a África … já enviamos informações para saber onde temos igrejas bascos… até hoje não encontramos. Também destacamos o sinal numa porta com duas chaves, por isso devemos estar atentos sempre que fazemos intervenções para que esses sinais não desapareçam``, adiantou.
Da parte da igreja diz o pároco local, padre João Paulino Garcia, há todo cuidado e interesse na preservação dos traços históricos da infraestrutura.
`` Nós também da parte da igreja estamos interessados a contribuir para o que deva ser preservado na sua integridade, apenas apresentamos uma proposta de projeto, mas tanto da parte da Paróquia como da Diocese estamos abertos a respeitar tudo que diz respeito a parte histórica e acolher as propostas para a sua restauração o mais original possível``, afirmou o padre.

A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago como uma das parceiras, manifesta satisfação e empenho na procura de meios para comparticipar na restauração da Igreja, adiantou o edil Nelson Moreira.
`` Nós neste momento não podemos avançar o montante, claro que vamos também mobilizar parceiros dentro das nossas possibilidades e limitações, vamos trabalhar para comparticiparmos no projecto ``, frisou o chefe da edilidade ribeiragrandense .
O Presidente da República, José Maria Neves descreveu a importância de se preservar os sítios históricos do país, por isso manifesta o seu engajamento na procura de parceiros, visando a restauração da igreja de S. João Batista.
`` A ideia e’ assim que o projecto estiver concluído com todos os dados, mobilizar parceiros nacionais e internacionais para reabilitarmos esta igreja. Uma igreja histórica muito importante, que mostra não só a presença portuguesa, mas também a presença espanhola aqui nesta região, mostra igualmente a importância histórica não só desta igreja como também da freguesia de S. João Batista e de todo o município da Ribeira Grande de Santiago, e no quadro da recuperação -restauração de todo esse patrocínio existente, que estamos a testemunhar e apadrinhar este acto, sendo que este encontro de hoje, e’ para dar visibilidade a este monumento,`` adiantou o Chefe de Estado.
José Maria Neves destacou ainda, a importância e necessidade de se restaurar e preservar outros sítios históricos do país, deixando claro toda a sua abertura para trabalhar junto com o Governo, as Câmaras Municipais e outras entidades, no sentido de se promover essas ações.
Cvsports.cv