Paulense de Santo Antao Norte Arranca preciosa vitória de 1-0 ante o Boavista da Praia na abertura do Nacional de Futebol 2025

A formação axadrezada da Praia, iniciou mal a defesa do titulo de campeão de Cabo Verde, ao perder na tarde desta sexta feira, 18, por 0-1 ante o Paulense da região norte de Santo Antão, jogo de abertura do campeonato nacional de futebol 2025.
Na partida disputada no relvado sintético do estádio da Várzea na Praia, o Boavista entrou com o domínio territorial , tendo criado o primeiro sinal de perigo aos 15 minutos, quando Djon rematou para a defesa atenta do guarda redes junto ao poste esquerdo. Aos 18 mtos, os axadrezados criam mais um lance perigoso com Djon numa bela jogada pela direita a cruzar e Gato no coração da área e boa posição para atingir o alvo, remata por cima da baliza.
O domínio da formação da casa continuava ante o Paulense retraído, Jardel depois de um canto remata de cabeça por cima da barra.
Na única ocasião de ataque, o Paulense marcou por intermédio do capitão Jair, golo apontado aos 36 minutos, aproveitando uma bola que saiu da esquerda da linha ofensiva da sua equipa.
A partir da daí, as coisas inverteram-se, o Boavista ressentiu do golo, e a formação adversaria galvanizou-se e Joao di Bibi aos 40 minutos descaído pela esquerda na grande área em boa posição de remate resolveu fazer o passe para um colega que foi antecipado por um jogador contrário que fez o corte. Volvidos dois minutos aos 42, mais uma bela ocasião de golo para o Pualense, mas Joao di Bibi em boa posição não conseguiu bater Kelve, que conseguiu evitar que o pior.
Um a zero ao intervalo, mas o Paulense poderia ter saído com o resultado mais dilatado caso concretizasse as outras boas oportunidades que disfrutou.

No reatamento, aos 50 minutos, o Boavista reclamou um possível pênalti mas o árbitro que estava em cima do lance nada assinalou.
Ambos os treinadores mexeram nas equipas, com o Boavista a procura do golo e o Paulense cerrar barreiras e defendendo a sua área e baliza para não ser violada.
Já em tempo de descontos, o Boavista voltou a reclamar mais um lance na área pedindo pênalti por mão na bola, mas o juiz da partida ainda não entendeu.
Terminou o jogo, com o Boavista a perder em casa frente ao Paulense, equipa que veio da região norte de Santo Antão, que festejou efusivamente o precioso triunfo no arranque do campeonato nacional, ante o detentor do título de Cabo Verde em futebol.
O treinador do Paulense, Vando Irineu, afirmou que se trata de uma grande vitória fora de portas, precisamente na casa do detentor do título nacional.
“Tudo o que disse ontem, hoje nós fizemos dentro do relvado, disse antes do início jogo que eram onze contra onze, Nós tivemos mais oportunidades e claríssimas, podíamos terminar a primeira parte a vencer por três bolas a zero. Estamos de parabéns, mas continuamos com os pés no chão, porque foi apenas um bom começo, mas devemos encarar o próximo embate com sentido de responsabilidade e procurar mais uma vitória”, disse o técnico.
O treinador afirmou que a equipa ainda não ganhou nada, realçado que foram apenas os primeiros três pontos, pelo considera que a equipa deve continuar o seu trabalho com afinco para atingir o obejctivo de estar na final four.
Ainda assim, o treinador disse que os jogadores estão liberados hoje para a festa, porque ele gosta de recompensar as pessoas que trabalham e alcançam resultado positivo.
Por seu lado, o treinador do Boavista, Edvaldo Cardoso reconheceu que hoje as coisas não saíram bem, tendo considerado que a equipa acusou ansiedade após sofrer o golo. Agora diz, que só resta levantar a cabeça e trabalhar para estar melhor no próximo jogo.
“ Nós estamos em cima do jogo, mas não tivemos cuidado, acabamos por sofrer o golo e a equipa ficou algo intranquila, tendo a equipa adversária baixado o bloco e segurado o resultado. Devemos a partir deste momento esfriar a cabeça e preparar para o próximo jogo. Esta é a nossa primeira derrota no nacional desde a época passada, por isso devemos aprender com os erros, para que os mesmos não se repitam nas próximas partidas”, adiantou Cardoso.
Num jogo em que os da casa recalaram por duas vezes “possíveis pênaltis”, o árbitro Jandir Silva Rocha acompanhou de perto as jogadas e pensamos que acabou por fazer um trabalho que se aceita.
Estádio da Várzea na Praia, Composições das Equipas:
Árbitro- Jandir Silva Rocha
Assistentes - Benedito Esteves dos Santos
- Lavidson Lévis Delgado Fernandes,
Andrade Varela(4º)

Boavista da Praia: 1 –Kelve, 2-Ilidio, 6-Pique, 13-Chibinho, 5-Ediwan, 29- Chibaca (Cap), 17-Nénas, 23- Jardel, 11- Djon, 9-Gato, 7- Rentique; Suplentes: 12-Jú, 30-Rafa, 18-Maquito, 14-Gogol, 25-Tchesco, 15-Dinho, 10-Nhepas
( suplentes utilizados –Nhepas, Gogol, Tchesco e Maquito)
Treinador: Edvaldo Cardoso

Paulense: 99-Ary, 13- Coquita, 5-Tony, 18-Rodrigo, 15-Baltazar, 20-Rony, 7-Joao di Bibi, 16-Fubu, 6-Beben, 11- Jair (Cap), 8-Ady; Suplentes: 1-Vava, 3- Marcio, 4-Amonique, 2-Cadete, 22-Knetcha, 21- Pulita, 9-Djosa (utilizados, Cadete, Márcio, Knetcha e Amonique)
Treinador: Vando Irineu

Cartões amarelos: Ilídio aos 42 minutos e Jardel aos 46 no Boavista da Praia; Jair aos 30 minutos e Fufu aos 65 minutos no Paulense.
Na outra partida da primeira jornada do campeonato nacional de futebol disputada nesta sexta feira, 18, a Ultramarina defrontou venceu o Botafogo por uma bola a zero, com golo do avançado Pulú aos 10 minutos. O jogo foi disputado no estádio Orlando Rodrigues , no Tarrafal de São Nicolau.
A ronda prossegue no Sábado, 19, com os seguintes jogos: Académica da Praia vs Scorpions de Santa Cruz, Palmeira do Sal vs Sal Rei da Boa Vista e Sanjoanense do P.Novo vs Mindelense Vicente.
Cvsports.cv