Logo
Politica

União Europeia alerta que tem 'plano sólido' contra tarifas de Trump

União Europeia alerta que tem 'plano sólido' contra tarifas de Trump Ursula Von der Leyen destacou que a UE responderá 'unida' às tarifas americanas — Foto: Frederik Florin/AFP

'Protegeremos nossa população e nossas empresas', diz chefe do Executivo europeu, Ursula von der Leyen, em discurso ao parlamento do bloco
A União Europeia (UE) tem um plano "sólido" preparado para adotar represálias às tarifas anunciadas pelos Estados Unidos, advertiu nesta terça-feira a presidente da Comissão Europeia (o Executivo do bloco), Ursula von der Leyen.
— A Europa não iniciou este confronto. Não queremos necessariamente adotar represálias. Mas temos um plano sólido para adotar represálias, se necessário — disse Von der Leyen no Parlamento Europeu.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a implementação de tarifas expressivas sobre a importação, que devem entrar em vigor esta semana.
No discurso para os eurodeputados, Von der Leyen destacou que a UE responderá "unida" às tarifas americanas. A UE, acrescentou a presidente da Comissão Europeia, calibrará cuidadosamente sua resposta.
Nosso objetivo é uma solução negociada. Mas, claro, se for necessário, protegeremos nossos interesses, nossa população e nossas empresas — prometeu, completando que um confronto comercial generalizado "não é do interesse de ninguém".
A estratégia da UE, apontou Von der Leyen, se completa com outros dois princípios: diversificação e adaptação do mercado único interno.
Em um momento de "economia global turbulenta, o mercado único (da UE) é nosso porto seguro", afirmou.
 

Com DN

Partilhar