Olímpiadas do Desporto Escolar: Evento Importante e Necessário para Formação Educativa Pedagógica e Desportiva.

Os responsáveis certamente ao criarem o desporto escolar, não pensaram primeiramente nos resultados dos jogos, mas sim, no aspecto pedagógico e formativo dos alunos, incutindo neles o espirito e gosto pela pratica da educação física e desportiva, cumprindo sempre a essência da ética, da disciplina e do fair play.
Como se costuma dizer, em qualquer jogo mesmo que seja de brincadeira, quer-se ganhar, mas no desporto escolar , não se deve colocar os resultados dos jogos acima dos valores educativos e preparação do aluno para que o mesmo possa continuar a ser no futuro, bons valores quer no campo desportivo caso siga esta carreira ou num outro ramo profissional.

Ontem assistimos algumas situações no espaço Parquim que acolheu mais uma jornada, neste caso a ultima da primeira fase do torneio de Basquete 3x3, situações que extravasaram o espírito que a organização e os responsáveis das Olimpíadas traçaram.
Em pleno decorrer de um dos jogos feminino, pelo sinal muito emotivo, pessoas da bancada a entrarem no retângulo do jogo, claques ativos até aí tudo aceitável, mas já não muito compreensível, ver alguns professores a terem certas posições de apoio às respectivas equipas, fugindo ao cumprimento do plano de ética no desporto traçado pelas estruturas responsáveis pela organização dos jogos.
Sabe-se que a organização conjunta das Olímpiadas, a Direção Nacional da Educação e o Instituto do Desporto e Juventude, criaram as condições necessárias para que todos possam trabalhar na transmissão de valores e educação dos alunos, daí, para além da realização de jogos, a organização de palestras durante o decorrer deste grande e necessário evento.
O que se espera aqui no decorrer das ODE e mesmo no dia dia da atividade letiva, que os professores transmitem sim aos seus alunos o espirito combativo e garra para ganhar jogos, mas em primeiro plano, a essência da ética, disciplina e fair no desporto e na vida sempre.

Voltando aos jogos da ultima jornada da primeira fase do Basquete 3x3, resultados da ultima jornada da primeira fase:
Esc. S. Pedro Corsino de Azevedo 12x 4 Horace Sliver (Masc)
Esc. S. Amor de Deus 10 x 8 L uciano Garcia (Fem)
Esc. S.Boa Vista 14 x 4 Esc. Básica N.Sra do Monte(Masc)
Esc. Horace Silver 4 x 4 Teixeira de Sousa Prolong . 5 x 6(Fem)
E.I.C.Mindelo 12 x 6 Olavo Moniz(Masc)
Esc. S. José Augusto Pinto 5 x 5 Esc. S. Luciano Garcia, Prolong. 7 x 5(F)
Esc. Pedro Corsino Azevedo 3 x 12 Esc. S. Amor de Deus (Masc)
Horace Silver 2 x 10 Esc. Amor de Deus (Fem)
Escola Sec. Teixeira de Sousa 15 x 06 Esc. S. de Cuculi (Masc)
Cvsports.cv



