Praia da Laginha recebeu os jogos de abertura do Torneio de Voleibol das Olímpiadas do Desporto Escolar

A modalidade de Volei de Praia fez a sua estreia esta quinta feira, 27, nas Olímpiadas do Desporto Escolar, evento desportivo que teve o pontapé de saída na passada segunda feira e que termina no próximo Domingo, 30, na ilha de São Vicente.
Na primeira partida masculina, o Liceu Ludgero Lima venceu a Esc. S. dos Mosteiros, por 2 -0, com os parciais 21-12 e 21 -15, num jogo em que os mosteirense tentaram dar alguma luta, mas os sanvicentinos foram mais fortes e saíram vitoriosos.

Liedson Cruz, capitão do Ludgero Lima lamentou a pressão do vento que se fazia sentir, que na sua opinião, divulgou um pouco o jogo da sua equipa.
“ O jogo foi bom, mas sentimos algumas dificuldades devido ao vento. Estamos contentes com a vitória e vamos continuar a trabalhar para darmos saltos mais altos na modalidade”, afirmou.
Por sua vez, o capitão da Escola Secundária dos Mosteiros, considerou que a sua formação não estava bem preparada e que o adversário foi mais forte. Pensa continuar a praticar o deporto e o Volei em particular, caminho que “ apelos os outros adolescentes e jovens a seguirem.
Na outra partida, o Liceu Domingos Ramos jogou contra Esc. S. de Chão Bom, tendo vencido o encontro por 2-0, com os parciais de 21- 06 e 21-11.
Para Mikael Barbosa, capitão do LDR, o único obstáculo foi o vento que criou alguma dificuldade no serviço, de resto, considera que foi fácil e por isso está satisfeito com o triunfo da sua equipa.
“ pretendo reforçar o trabalho na modalidade para ser campeão de Cabo Verde e representar a Seleção em competições internacionais”, palavras do jogador do LDR.
Já o capitão da Escola Secundária de Chão Bom, Erickson Varela, disse que foi bom jogo, embora a equipa sentisse alguma pressão devido a poucos treinos e também ao poderio do adversário que se mostrou melhor preparado.
“ Penso que demos o nosso melhor, mas reconhecemos a melhor forma do LDR, mas estamos contentes por estar nas Olímpiadas a representar Santiago Norte”, adiantou .
No outro jogo, o Centro Ed. Manuel António Martins mediu forças com a Esc. S. da Boa Vista, e perdeu por 0-2, com parciais de 12-12 e 13 -21.
O outro encontro de Volei masculino colocou o Liceu Pedro Corsino de Azevedo frente a Esc. T. Joao Varela, partida que terminou com o resultado de dois a zero para a formação de São Nicolau, com os parciais de 21-18 e 23-21. Pelos parciais, vê-se que se tratou de um desafio renhido e disputado até o fim e vitória suada dos sanicolaenses.
………………
Quanto ao torneio de Volei de Praia feminino, a Esc S. Salesiana de Artes e Ofícios jogou contra a Esc. S. da Boa Vista e venceu por 2-0. Os parciais foram de 21-13 e 21-06, notando-se a maior capacidade física e técnica das sanvicentinas.
“ Para mim foi incrível, uma experiencia nova, cansativa, mas gostei muito. Estou a gostar porque conheci muitas pessoas e penso continuar no Volei para dar saltos bem altos”, disse Maria Clara da Escola Salesiana.

Depois entraram no retângulo da areia da Laginha, a a Esc. S. Pedro Corsino de Azevedo e a a Esc. S. Januário Leite, tendo a formação de Santo Antão triunfado por 2-0, com os parciais de 21-06 e 21-17.
Para a capita de E.S. Januário Leite, Andreia Oliveira, foi uma partida equilibrada, mas a sua equipa esforçou-se e venceu, pelo que está satisfeita.
“ A equipa adversaria deu alguma luta, mas conseguimos ganhar. Adoro o Vôlei, é o deporto que me faz descontrair, por isso quero pratica-lo a minha velhice. Aconselho os outros também a experimentarem, porque trata-se de uma boa modalidade desportiva”, frisou.

Na outra partida feminina, a Esc. S. de São Miguel mediu forcas contra o Centro Ed. Manuel António Martins, esta ultima representante do Sal que venceu o jogo por 2-0, com os parciais de 21-05 e 21-08. Foi notória a supremacia da equipa salense.
Floratebh, capita da equipa que viajou do Sal considerou que foi boa partida de Volei e que não sentiram muitas dificuldades para levar de vencida a formação adversaria.
Ela disse ainda, “ antes eu não praticava esta modalidade. Há dois anos atras fui morar no Sal e comecei a jogar, estou a gostar e penso continuar”.
Apesar de ter perdido a jogadora da Escola de Chão Bom, Karine Goncalves disse ter gostado do jogo, considerando ser sempre positivo competir.
“ Para mim foi agradável jogar, derrota também faz parte do jogo. Estou a gostar do convívio aqui e considero que praticar desporto é sempre salutar, por isso espero que os outros sigam o mesmo caminho”, realçou a jogadora tarrafalense de Santiago.
Para Pedro Moeda, Dirigente da Associação de Santiago Sul e que está em missão nestas Olimpíadas, a estreia do Volei na competição constitui mais valia para o desenvolvimento da modalidade nas escolas.
“ Estou muito contente com a introdução da modalidade, porque o desporto escolar constitui o caminho para a pratica no federado, eu mesmo também comei nos jogos escolares como atleta”, afirmou.
Ainda esta quinta feira, foram disputados os jogos da segunda jornada do torneio de Volei de Praia:
Liceu Pedro Azevedo 0 x 2 Escola Salesiana em feminino (18-21 e 11-21)
Esc. S. da Boa Vista 0 x 2 Esc. Cesaltina Ramos(18-12 e 14 21)
Esc. S. Januário Leite 2 x 1 Esc. S. São Miguel(21-16 e 20-22 e 15-13
…………………………
3ª jornada antecipada
Complexo Ed. Manuel Martins 2 x 0 L. Pedro C. Azevedo
( 21-04 e 21-07)
2ª Jornada Voleibol masculino, resultados:
Escola Sec. de Chão Bom 2 x 0 Liceu Ludgero Lima I21-19 e 21-18)
Escola Sec. dos Mosteiros 0 x 2 Liceu Domingos Ramos (21-08 e 21-05)
Esc. Tecn. Joao Varela 2 x 0 Centro Ed. Manuel A. Martins (21-18 e 21-13)
Escola Sec. da Boa Vista 1 x 2 Liceu Pedro Corsino de Azevedo ( 21 -13,19-21 e 13-15)
……..
No Futsal masculino, jogos e resultados da 4ª ronda: Baltazar Lopes da Silva 6 x 0 Eugénio Tavares, Domingos Ramos 5 x 4 Horace Silver, Manuel A. Martins 2 x 2 Januário Leite e Alfredo da Cruz Silva 4 x 3 Teixeira de Sousa.
Cvsports.cv



