Boxe: Torneio “Guerreiras no Ringue” homenageia pugilistas femininas em Santiago Sul

O pavilhão desportivo Vává Duarte vai abrir as portas no próximo sábado para acolher a I edição do Torneio “Guerreiras no Ringue”, numa iniciativa da Associação Regional de Santiago Sul de Boxe (ARSSB).
Trata-se de um evento inédito que visa incentivar a participação feminina no boxe e celebrar as mulheres que lutam incansavelmente para manter o desporto feminino vivo e e vibrante.
Neste torneio, a associação vai aproveitar a ocasião para “prestar uma homenagem especial a 10 pugilistas que, com dedicação e paixão, deixaram a sua marca no desporto”.
Entre as homenageadas ressalva-se a campeã africana Nancy Moreira, enquanto “um ícone do boxe cabo-verdiano e exemplo vivo de resiliência e excelência”.Segundo a organização, pretende-se com esta prova, inspirar uma nova geração de atletas femininas, oferecendo-lhes uma plataforma para mostrarem as suas habilidades e provarem que o boxe é, mais do que nunca, um espaço de empoderamento e superação para as mulheres.
“Num momento em que o desporto feminino enfrenta desafios para se afirmar, a Associação Regional de Santiago Sul de Boxe assume a liderança, reafirmando o seu compromisso com a inclusão e o reconhecimento do papel transformador das mulheres no pugilismo”, explica.
O Torneio “Guerreiras no Ringue”, refira os promotores, “não é apenas uma competição, mas uma poderosa declaração de que o futuro do boxe também se escreve no feminino”



