ELEIÇAO NA ASSOCIAÇAO NACIONAL DOS MUNICIPIOS: FÁBIO VIEIRA ELEITO PRESIDENTE

Fábio Vieira, presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros na ilha Fogo, foi eleito esta sexta-feira, 21, novo presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, tendo conseguido 71 votos contra 53 de Isaías Varela, presidente da Câmara de São Domingos.
Para o Conselho Geral, a vencedora foi Leida Santos que integrou a lista B de Fábio Vieira, ao obter 68 votos contra 56 da candidata da Lista A, Maria Clara Rodrigues.
Fábio Vieira felicitou os autarcas que votaram e não votaram nele, afirmando que a partir de agora, conta com o engajamento e colaboração de todos.
Afirma que o objetivo é comum, trabalhar sempre para o fortalecimento do poder local no país.
“ Aproveito o ensejo para manifestar a minha total disponibilidade em articulação com todos os autarcas do país, na conformação duma agenda que traduza de facto em ganhos efectivos para o poder local , para o reforço e o aprofundamento da descentralização e sobretudo, geração de um quadro que promova o desenvolvimento social e económico dos municípios cabo-verdianos”, adiantou
Nestas eleições na ANMCV, se apresentaram duas candidaturas `a liderança do conselho diretivo, ambas de autarcas do PAICV, partido maioritário no xadrez municipal após as eleições de 1 dezembro do ano passado, facto que originou muita disputa e algumas alianças com autarcas do MPD.
Fábio Vieira considera que se trata de um processo normal, porquanto entende que na Associação Nacional dos Municípios, não há campo para partidarismo.
“ Tenho dito ultimamente que a ANMCV não é um tabuleiro de representação político-partidária, mas de uma Instituição cuja missão , é a defesa dos interesses dos municípios. Enquanto autarca , mantive contactos com todos os autarcas independente das cores, porque um dos grandes desafios que se nos colocam, é percebermos que a Associação Nacional dos Munícipios não se trata de mais uma arena de combate político-partidário, mas sim de uma Instituição criada e vocacionada para defender os interesses e promover um quadro que favoreça um desenvolvimento integrado dos municípios em Cabo Verde”, defendeu Vieira.

O candidato derrotado, Isaías Varela aceitou o veredito, felicitou o vencedor e mostra-se disponível para colaborar em prol do reforço do municipalismo.
“ Assumimos de facto o resultado e que apresentamos uma candidatura que não foi eleita, aproveitamos para felicitar o candidato eleito, Fábio Vieira. Manifestamos que estamos disponíveis para colaborar a bem da ANMCV”, realçou o edil de São Domingos.
Varela agradeceu os que votaram na sua candidatura, bem como os que o fizerem na candidatura adversaria, afirmando que a democracia funcionou .
A cerimónia de encerramento do congresso eletivo da ANMCV, foi presidida pelo Chefe de Estado, José Maria Neves, que destacou o papel do poder local no desenvolvimento do país, daí ter voltado a falar da necessidade da criação de mecanismos para o reforço da descentralização e financeiro das autarquias.
Cvsports



