Logo

Ex-atleta Tatiana Cabral eleita presidente da Federação Cabo-verdiana de Atletismo

Ex-atleta Tatiana Cabral eleita presidente da Federação Cabo-verdiana de Atletismo

A antiga atleta Tatiana Cabral foi eleita presidente da Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA), na eleição realizada hoje, na cidade da Praia, com sete dos oito votos expressos a favor da lista única por ela encabeçada.

Em declarações à Inforpress, Tatiana Cabral afirmou que a eleição representa um momento de grande significado pessoal e profissional e sublinhou que o atletismo teve um papel determinante no seu percurso de vida, desde a formação enquanto atleta até ao desenvolvimento académico e profissional.

Segundo a nova presidente, a modalidade proporcionou-lhe oportunidades de aprendizagem, acesso a bolsas de estudo, participação em formações e conferências internacionais, factores que reforçaram o sentido de responsabilidade em retribuir ao atletismo nacional tudo o que recebeu.

Cabral explicou que a decisão de se candidatar surgiu do entendimento de que estava preparada para assumir maiores responsabilidades, depois de ter integrado a direcção federativa como vice-presidente, acrescentando que a eleição, com sete votos a favor, reforça a confiança no trabalho da sua equipa.

Relativamente aos desafios do mandato, reconheceu a existência de várias fragilidades no funcionamento interno da federação e defendeu a necessidade de uma intervenção imediata ao nível burocrático, da reavaliação dos estatutos e da criação de comissões técnicas e representativas que integrem todas as associações regionais.

Entre as prioridades, apontou a modernização e a digitalização dos canais da federação, incluindo as plataformas de registo de atletas e resultados, bem como o reforço da capacitação dos recursos humanos ligados ao atletismo.

A nova direcção da FCA pretende, ainda, apostar na reaproximação institucional com parceiros nacionais e internacionais, potenciais investidores e entidades estratégicas, como forma de garantir maior sustentabilidade e dinamização da modalidade.

No plano internacional, Cabral realçou que o atletismo cabo-verdiano já possui reconhecimento.

“O que agora vamos trabalhar é para nos posicionarmos como um país de referência. Podemos ter atletas fazendo uma boa prova se posicionando inclusive no pódio, como são os casos do cross country, das corridas urbanas e mesmo do trail”, vincou.

A dirigente considerou que Cabo Verde reúne condições naturais e humanas para acolher competições de dimensão internacional, contribuindo não apenas para a valorização dos atletas, mas também para a projecção do país, enquanto destino desportivo.

C/Inforpress

As eleições, inicialmente previstas para sábado, dia 17, na ilha do Sal, foram adiadas na sequência de um protesto apresentado pela Associação de Atletismo de São Vicente.

O protesto foi interposto contra a lista encabeçada pela nova presidente Tatiana Cabral, o que levou ao adiamento do acto eleitoral, entretanto realizado hoje. 

Partilhar