Futebol/Maio: Campeonato regional em risco pelo segundo ano consecutivo
A ilha do Maio corre o risco de não realizar, pelo segundo ano consecutivo, o campeonato regional de futebol, alertou a Associação Regional de Futebol do Maio (ARFM), que apelou a “uma maior organização e iniciativa” dos clubes.
Em declarações à imprensa, a presidente da ARFM, Zuleica Freire, afirmou que os clubes ainda não reúnem as condições organizativas necessárias para o arranque da época futebolísitica, apontando falhas ao nível da estrutura e da formalização dos processos.
“Os clubes não têm mostrado iniciativa e não estão organizados. A maioria ainda não se inscreveu na plataforma da FIFA e nota-se uma desorganização geral”, disse, acrescentando que a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) tem demonstrado empenho para que a época desportiva se concretize na ilha.
Segundo Zuleica Freire, muitos clubes mostram-se hesitantes, sobretudo devido a dificuldades financeiras, salientando que é necessário um mínimo de três equipas para viabilizar a realização do campeonato.
A responsável considerou, no entanto, que ainda é possível organizar a competição, caso surjam iniciativas concretas por parte dos clubes interessados.
A decisão final sobre a realização ou não do campeonato deverá ser tomada em assembleia-geral para analise das condições existentes.
Os clubes Morreirense, Beira Mar e Académico 83 já manifestaram intenção de participar nas provas, embora, até ao momento, nenhuma inscrição tenha sido oficialmente confirmada.
De acordo com a ARFM, além das limitações financeiras, várias equipas têm apontado dificuldades na constituição dos plantéis, sobretudo devido à escassez de jovens jogadores na ilha.
C/Inforpress


