Atleta Ruben Sança reage com satisfação a presença de Cabo Verde no Mundial e jogando nos Estados Unidos da América
O atleta que representou Cabo Verde nos Jogos Olímpicos, Ruben Sança, disse em entrevista ao Cvsports Jogo Limpo, receber com enorme satisfação o facto da Seleção Nacional de Futebol realizar os seus jogos da Copa do Mundo de 2026 nos Estados Unidos da América.
“Para nós esta qualificação é histórica, como atleta que já carregou a bandeira de Cabo Verde em competição internacional como os Jogos Olímpicos sei o que representa vestir as cores do nosso país. O Mundial constitui o palco maior do futebol, o facto do nosso país lá estar mostra ao mundo a nossa capacidade e força da nossa nação. É o momento de orgulho nacional e demonstrativo de que podemos atingir grandes objetivos, quando trabalhamos unidos e de forma determinada”, realça.
Apesar da capacidade e experiencia dos adversários no mundo do futebol (Espanha, Uruguai e Arábia Saudita), Ruben Sança diz, “espero ver os nossos jogadores com a força e determinação necessárias para apresentar o seu melhor futebol, competindo com humildade, mas sem receio, mostrando que somos os Tubarões”.
A primeira cidade que os Tubarões Azuis vão jogar é Atalanta, defrontando a forte equipa nacional da Espanha no dia 15 de junho, partida em que o fundista cabo-verdiano promete assistir, tendo em uma deslocação da Geórgia onde reside e que conforme Ruben, não fica muito distante da cidade palco do jogo.
“Para mim é uma satisfação enorme ter a oportunidade de ver a Seleção de futebol do país a jogar aqui nos Estados Unidos da América, um dos países a par do Canadá e México que recebe os jogos da Copa de 2026. O primeiro Jogo de Cabo Verde em Atlanta certamente vou lá estar e muitos outros cabo-verdianos também vão marcar presença. A comunidade cabo-verdiana e africana tem crescido aqui na Geórgia que não fica muito distante da Atalanta, pelo que certamente a nossa equipa nacional contará com apoio no dia jogo contra a Espanha. Espero que para os outros jogos como o contra o Uruguai no dia 19, e frente a Arábia Saudita no dia 26 de junho, os cabo-verdianos possam também marcar presença e apoiar Cabo Verde”, realçou.

Aproveitando a conversa com Ruben Sança, Cvsports Jogo Limpo quis saber com anda a actividade desportiva do atleta que habitualmente faz provas de resistência.
“Estou sempre a treinar porque o atletismo está no meu sangue, mas neste momento resolvi dar uma pausa em termos de participação em competições, dando prioridade a minha atividade profissional. Em 2024 participei na maratona de Boston e terminei na posição 31, mas por hora decidi concentrar-me na área dos compromissos profissionais. Como disse, nunca deixarei de praticar o atletismo, por isso vou treinar sempre e em finais de 2026 pretendo participar na corrida de São Silvestre na ilha do Sal e espero que seja realizada na cidade de Santa Maria”, adiantou.
Segundo informações que nos avançou, Ruben Sança que já trabalhou em algumas universidades no estado de Massachusetts, está agora ligado a uma organização que trabalha no apoio aos estudantes na transição das Universidades para as respetivas carreiras profissionais.
Cvsports Jogo Limpo



