Associação de Futebol de Santo Antão Sul reúne-se em Assembleia Geral Extraordinária
A reunião da assembleia geral extraordinária convocada pela nova equipa associativa eleita no passado dia 5 do mês em curso, tem por finalidade segundo informações avançadas pelo presidente de direção, Lenine Rocha, a aprovação do plano de atividades para a nova época futebolística 2025/2026.
Em declarações ao Cvsports Jogo Limpo, Rocha que foi antigo árbitro internacional, disse que o plano contempla as habituais provas como a supertaça cujo arranque está previsto já para o fim de semana que vem, o campeonato e a taça Porto Novo.
O dirigente adiantou que a formação de novos árbitros e dirigentes constitui igualmente uma das ações a serem desenvolvidas, sem esquecer a realização de campeonatos nos escalões de formação como sub-17, sub-19, e o futebol feminino.
Lenine Rocha afirma que para todos campeonatos haverá taças e prémios monetários para os vencedores.
`` Vamos introduzir prémios para os vencedores, prémios monetários que serão suportados através de uma parceira e uma parte pela Associação via recursos conseguidos na bilheteira, sendo 50 contos para o vencedor da supertaça, taça do Porto Novo 150 contos e campeão regional 200 contos. Também teremos prémios monetários para os campeões dos escalões de formação e feminino, avançou o dirigente.
No que toca aos campeonatos dos escalões de formação, Rocha fala da intenção da Associação em assinar protocolos com escolas de iniciação desportiva.
`` Já temos uma escola de iniciação identificada e disponível para organizar competições, também vamos assinar parceria com uma escola com melhores condições para a organização do campeonato feminino, todos terão igualmente prémios monetários cujos valores serão divulgados posteriormente, sendo que para as provas juvenis distribuiremos materiais desportivos``, afirmou.
Ainda no que toca a novas ideias, Lenine Rocha fala na criação de um fundo que visa apoiar os clubes nas suas deslocações para a participação em competições de cariz nacional, nomeadamente campeonato e taça de Cabo Verde.
`` Queremos criar um fundo de apoio, porque normalmente as equipas quando se deslocam para participar no campeonato e taca nacionais são confrontados com algumas dificuldades. Também pretendemos organizar uma gala para a homenagear os melhores da época desportiva, assim como criar um núcleo de jovens árbitros para seguiram a carreira internacional da FIFA. Pensamos reforçar a parceira existente com a Federação, o IDJ, a Câmara Municipal e depois estabelecer novas parcerias no decorrer do mandato``, disse Rocha.
Perguntado sobre a reação da FCF conforme avançada numa das reportagens da Inforpress, em como a estrutura máxima que rege o futebol nacional não reconhece nenhum acto promovido pela Comissão de Gestão criada pelos clubes para a organização do processo eleitoral dos novos órgãos sociais da Associação Regional de Futebol de Santo Antão Sul, Lenine Rocha deu as explicações.
`` Penso que a posição do presidente da Federação não tem razão de ser, porque a Associação e’ uma estrutura autónoma, e a assembleia formada pelos clubes filiais que decidem sobre o funcionamento da Associação. Afirmamos que os clubes cumpriram todos os preceitos como mandam as regras e organizaram as eleições para a escolha dos novos corpos sociais. Pensamos que qualquer dúvida, esta deve ser dirimida no Tribunal e não na Federação, `` realçou o dirigente associativo.
Cvsport Jogo Limpo



