Logo

Luta contra dopagem: Presidente da WADA elogia sistema antidopagem de Cabo Verde e propõe reforço regional

Luta contra dopagem: Presidente da WADA elogia sistema antidopagem de Cabo Verde e propõe reforço regional


O presidente da Agência Mundial Antidopagem (WADA), Witold Bańka, elogiou hoje a “robustez e o óptimo trabalho" desenvolvido pelo sistema antidopagem em Cabo Verde, após uma visita de cortesia ao Presidente da República, José Maria Neves.
A missão de Witold Bańka, que se encontra no país entre 28 e 30 de Setembro, tem como principal objectivo discutir o reforço do sistema antidopagem, não só a nível nacional mas também no continente africano.
“Comecei a minha visita hoje com as reuniões oficiais e a apresentação à Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde, e devo dizer que estou muito confiante de que o sistema aqui é muito robusto, e que estão fazendo um óptimo trabalho”, avançou.
Na ocasião o responsável destacou o forte apoio que a causa antidopagem recebe do Presidente da República, do Governo (através do Ministério do Desporto) e do Comité Olímpico Cabo-verdiano, anotando que esta é uma situação que deixa a Agência Mundial muito confortável.
“Portanto, como presidente da WADA, devo dizer que me sinto muito confortável em visitá-los, pois não há problemas especiais a serem melhorados nem preocupações específicas, o que é uma visita muito boa sob essa perspectiva”, sublinhou.
Considerando a antidopagem uma área muito complexa, Witold Bańka disse que o que ambicionam é reforçar ainda mais o trabalho da Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV), tanto do ponto de vista orçamental quanto técnico.
“Queremos que eles desempenhem um papel mais importante não apenas em Cabo Verde na área da antidopagem, mas em todo o continente”, acrescentou, enaltecendo o treinamento em investigação de inteligência promovido pela ONAD-CV às autoridades competentes nesta matéria.
A seu ver, isto demonstra que o país está um pouco à frente do projecto de formação, e quer desempenhar um papel na área de investigações de inteligência, o que é muito importante para a WADA.
A delegação da WADA, que inclui o director do gabinete do presidente, Rafal Piechota, e o director do Escritório Regional da WADA para África, Rodney Swigelaar, permanece em Cabo Verde até terça-feira.

Com Inforpress 
 

Partilhar