Futebol Feminino: Seven Stars vence Black Panthers na Final e conquista penta campeonato em Santiago Sul

A equipa sénior feminina do Seven Stars, campeã de Cabo Verde em título, venceu esta tardinha o Black Panthers no desempate pela marca de grande penalidade (4-2) na final disputada no Estádio da Várzea e conquistou o penta Campeonato Regional de futebol de Santiago Sul da temporada 2024/2025.
Ao longo dos 120 minutos, (90 + 30 do prolongamento) as duas equipas não foram além de “match” nulo, apesar da supremacia notória da equipa do Black Panthers que pagou cara as várias oportunidades desperdiçadas, sobretudo nos 90 minutos regulamentares.
A arbitragem da equipa liderada pelo juiz principal, Walter Monteiro, ficou, entretanto, manchada por uma grande penalidade que o árbitro fez vista grossa, e que seria favorável à formação do Black, à escassos minutos do final dos 90 minutos.
Com o empate a zero a persistir nos 30 minutos regulamentares, o vencedor só foi encontrado no desempate pela marca de grande penalidades, com as raparigas do Seven Stars a levarem de vencida, com quatro tiros certeiros, contra apenas dois convertidos pela formação da Várzea da Companhia.
No final da partida, o técnico do Seven Stars, Piroxo, manifestou a sua alegria pelo feito, alegando que a sua equipa trabalhou com foco na conquista do campeonato e que acabou por cumprir a missão.
Sublinhou que doravante, o Seven Stars vai concentrar-se na revalidação do título nacional de futebol.
Já o treinador do Black Panthers, Tchabana, manifestou a sua tristeza pelo ceptro, por entender que as suas atletas mereciam conquistar a prova, pelo trabalho realizado ao longo do ano e acusou a equipa de arbitragem de cometer erros grosseiros que prejudicaram a formação da Várzea.
Por sua vez, o presidente da ARFSS, Mário “Donnay” Avelino era um dirigente satisfeito por mais este feito, sustentado que Santiago Sul provou ser “a maior região desportiva de Cabo Verde, tanto em termos de competitividade, como pela número e qualidade de equipas, em masculino e feminino, e em todas as categorias”.
“É mais uma etapa ganha. Agora vamos ficar focados na conquista do campeonato de Cabo Verde, e tenho toda a confiança em como vamos ganhar as provas nacionais em disputa”, prognosticou.
A Associação Regional de Futebol de Santiago Sul aproveitou a ocasião para proceder a entrega dos troféus e medalhas às equipas finalistas, bem como os troféus individuais.
Aí o Black Panthers arrasou a concorrência ao conquistar todos os prémios, designadamente Fair-Play, Melhor Marcadora (Raíza Afonso, com 13 golos) e Melhor Guarda-redes (Ruana, com dois golos sofridos).
Também foram distribuídos troféus e medalhas aos vencedores do campeonato de Santiago Sul de sub-19, conquistado pelo EFSOD, que também arrecadou o troféu de Melhor Guarda-redes, atribuído a Márcio Duarte, com um único golo sofrido no campeonato.
Enquanto isto, a EFIP ficou com a Taça Fair-Play e o troféu do Melhor Marcador, atribuído a Alexandre Varela.