Logo

Captura do presidente Nicolás Maduro pelos EUA: Governo de Cabo Verde mostra-se preocupado com a situação na Venezuela

Captura do presidente Nicolás Maduro pelos EUA: Governo de Cabo Verde mostra-se preocupado com a situação na Venezuela


O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, disse hoje que a actual situação na Venezuela, um dos maiores produtores mundiais do petróleo, “preocupa as autoridades cabo-verdianas”.
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, conforme anunciou o seu homólogo dos EUA, Donald Trump, foi capturado e retirado à força do país, após um “ataque em grande escala”.
Instado pelos jornalistas sobre a situação na Venezuela, Olavo Correia frisou que Cabo Verde tem que continuar atento e preparar-se para fazer face aos contextos “cada vez mais desafiantes” na cena multilateral.
O mais importante, sublinhou o governante, é o país ter o foco nas variáveis que controla e que é capaz de fazer acontecer.
“Tudo que tem a ver com combustíveis e a segurança energética [preocupa o país]”, afirmou o também ministro das Finanças, ao ser abordado sobre a situação na Venezuela.
Olavo Correia fez estas considerações numa conferência de imprensa que convocou para falar do Orçamento do Estado para 2026 que, segundo ele, marca uma transição para uma caminhada de Cabo Verde rumo a um país de rendimento alto.
Defende que o país tem que acelerar a sua agenda de transição energética, ou seja, produzir mais energia através do sol e vento e, no futuro, “ancorada no hidrogénio verde”.
Na sua perspectiva, para que Cabo Verde atinja 80 por cento de produção de energias renováveis, tem que ter a capacidade de produzir energia sem estar a importar combustíveis fósseis de parceiros terceiros.
Com Inforpress

 

Partilhar