Boxe: Nancy Moreira mostra raça e talento na vitória convincente sobre a pugilista da República Checa

A pugilista olímpica cabo-verdiana Nancy Moreira brindou na noite deste sábado o público da capital com uma incontestável vitória no combate internacional diante da Katerina Lisova da República Checa, prova inserida no “ranking” mundial de boxe.
Na sua primeira aparição nos ringues de Cabo Verde, após os Jogos Olímpicos Paris’2024’ Ivanusa “Nancy” Moreira, campeã d’África nos 66 KG e número dois do “ranking” mundial fez jus ao estatuto que ostenta, já que do início ao fim dos seis “round” foi dona a senhora do jogo, não dando qualquer hipótese a adversária, nessa partida disputada no pavilhão desportivo Vává Duarte.
Nancy Moreira, que contou com um forte apoio da plateia, atacou a sua oponente do início ao fim, com golpes directas ao longo dos seis assaltos, pelo que no final da contenda fez questão de ressalvar que teve o domínio perfeito do jogo, a tal ponto que poderia vencer por um knockout nos primeiros “rounds”, mas que preferiu o dignificar o “meu público com espectáculo”.
Dedicou a vitória aos familiares e a todo o povo cabo-verdiano, afiançando que já tinha muitas saudades de competir no seu torrão natal, já que de há algum tempo a esta parte tem a sua residência fixa em Portugal.
Prometeu voltar à casa para proporcionar outros espectáculos de dimensão profissional e internacional, opinião corroborada pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Boxe, Manuel Monteiro, que se mostrou alegre pelo facto da Cidade da Praia ter sido seleccionada pela organização do evento para trazer o boxe internacional ao município.
O combate de Nancy Moreira e Katerina Lisova, que também pratica Jiu-Jitsu, contou com uma moldura humana significativa, em que o Governo esteve representado ao mais alto nível pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e pelo vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.
A anteceder o combate cartaz da noite, a Gala Internacional de Boxe proporcionou mais quatro combates, envolvendo pugilistas masculinos cabo-verdianos. Wilson Fernandes e Edmilson Carvalho “ Kevin” (77 Kg), Nelson Oliveira e Israel Nzewi (86kg), Elvis Resende e Denilson Martins (57kg), Cledir Lopes e José Ribeiro (77kg), Rúben Silva e Emílio Moreira (60kg).
A Gala Internacional de Boxe teve animação cultural a cargo da DJ Baby Girl, decorreu no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, com a presença de diversos convidados, incluindo representantes da área do desporto nacional
Segundo mentor da iniciativa, Jorge Silva, “a ambição é que esta gala se torne um evento regular, com edições em diferentes ilhas do país”, visando permitir a inclusão e valorização de atletas cabo-verdianos em eventos de padrão internacional.