Basquetebol: IDJ contesta decisão da federação de suspender Campeonato Nacional e exige o cumprimento das responsabilidades

O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) contestou hoje a decisão da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol de suspender o Campeonato Nacional de Basquetebol nas categorias júniores e séniores, referentes a temporada 2024/2025 e garantiu que estão garantidos os recursos financeiros necessários para a realização do Nacional.
Nesta linha, exige à Federação o cumprimento das suas responsabilidades estatutárias e organizativas, garantindo, em articulação com os clubes e associações regionais, a plena realização dos campeonatos nacionais da época desportiva em curso.
O IDJ, na sua comunicação enviada à imprensa, reafirmou o seu compromisso com o calendário competitivo nacional, e considerou "sem fundamento" a decisão da federação”, argumentando que não existe qualquer impedimento de natureza financeira que inviabilize a realização dos campeonatos.
Defende, ainda, que as condições para a concretização dos eventos desportivos já estão asseguradas, em conformidade com os compromissos assumidos com clubes, atletas e agentes desportivos.
“O IDJ sublinha a importância estratégica da realização regular das competições nacionais, sobretudo nas categorias de formação, enquanto instrumentos essenciais para o desenvolvimento do desporto, a valorização dos talentos nacionais e a promoção da igualdade de género no acesso ao desporto”, avançou o documento.
Promete, o IDJ, continuar a acompanhar atentamente a situação, com o objectivo de salvaguardar os direitos dos atletas, clubes e demais agentes desportivos.
A decisão da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol em cancelar a realização do Campeonato de Cabo Verde, tanto em séniores como em júniores, tem gerado uma onda de descontentamento dos clubes, sobretudo os campeões regionais das mais diversas regiões desportivas.