Afrobasket’2025: Cabo Verde perde com Angola (90-80) e fica fora do quadro das semi-finalistas

A selecção nacional de basquetebol sénior masculina de Cabo Verde foi hoje afastada das meias finais da 31ª edição do Afrobasket, ao perder com os anfitriões de Angola por 90-80, em partida das quartas-de-finais, disputada no Pavilhão Multiusos de Luanda.
Com os parciais de 24-15, 21-25, 20-23 e 25-17, o jogo foi muito disputado, com Cabo Verde a vencer o segundo e o terceiro quarto do jogo, ao passo que Angola ganhou o primeiro e os últimos 10 minutos, pelo que o vencedor esteve indeciso praticamente ao logo de toda a partida, tendo sido encontrado nos últimos minutos, face a clara interferência da equipa de arbitragem.
Certo é que Cabo Verde chegou a estar a perder por 15 pontos de diferença, mas deu uma grande réplica, tendo terminado o segundo e terceiro período claramente por cima, o que provocou grande apreensão nas hostes caseiras.
Joel Almeida com 19 pontos e Edy Tavares com 17 pontos, sete ressaltos e quatro assistências foram os melhores atletas cabo-verdianos, ao passo que o angolano Chile Dundão, com 30 pontos, foi o MVP da partida.
Ivan Almeida, Betinho Gomes, Edy Tavares e Joel Almeida foram expulsos do jogo com cinco faltas técnicas, numa “arbitragem caseira” e muito contestada pela equipa cabo-verdiana, razão pela qual o selecionador Emanuel “Mané” Trovoada manifestou, de forma clara, a sua insatisfação para com a forma como a equipa de arbitragem, dirigiram o jogo.
Com este resultado Angola vai disputar com Camarões o jogo das meias-finais, enquanto Cabo Verde fica pelo caminho.
Cabo Verde foi, assim, afastado da 31ª edição do Afrobasket’2025, com um saldo de três vitórias e duas derrotas.