Afrobasket’2025: Cabo Verde destrona Tunísia (87-54) e qualifica-se às quartas-de-finais

A seleção de Cabo Verde de basquetebol sénior masculina qualificou-se nesta tarde de terça-feira, 19, para as quartas-de-finais da 31ª edição do Afrobasket, que decorre em Angola, ao vencer a sua congênere da Tunísia por 87-54, em partida disputada no Pavilhão Multiusos de Luanda.
Numa partida totalmente dominada pelos “Tubarões Azuis”, com os parciais de 15-13, 18-13, 27-12 e 27-16, os convocados de Emanuel Trovoada “Mané” foram os donos e senhores deste embate que deixou pelo caminho a Tunísia, referenciado como uma habitues campeões d’África nesta que é a maior competição africana.
Keven Gomes (MVP) com os mesmos 14 pontos que Joel Almeida e Andersom Correia foram os melhores pontuadores para Cabo Verde, equipa que mostrou toda a sua superioridade técnico e táctico ante os tunisinos.
O gigante poste internacional cabo-verdiano Edy Walter Tavares, 2.21 metros, destacou-se na luta de tabela com seis pontos, sete ressaltos e seis roubos de bolas, num jogo em que o colectivo funcionou a roçar a perfeição.
Esta foi a terceira vitória de Cabo Verde em quatro jogos nesta edição do Afrobasket (triunfo diante da RD Congo e Ruanda) e uma derrota tangencial para a Costa do Marfim (todos na fase de Grupo) e esta ante os tunisinos.
Cabo Verde vai agora defrontar os anfitriões de Angola, em jogo de acesso às meias-finais do Afrobasket’2025.