Logo

Vozinha – A qualificação de Cabo Verde ao Mundial representa um orgulho enorme e concretização de um sonho para todo cabo-verdiano

Vozinha – A qualificação de Cabo Verde ao Mundial representa um orgulho enorme e concretização de um sonho para todo  cabo-verdiano

 

Aos 39 anos, o guarda-redes da selecção de futebol de Cabo Verde teve um papel crucial na histórica qualificação para o Campeonato do Mundo, FIFA’2026, numa altura que vive um dos momentos mais brilhantes de uma carreira profissional, que já vai longa. Josimar José Évora Dias, ou simplesmente Vozinha, nascido na cidade do Mindelo, em São Vicente, é um dos jogadores que selou, a 13 de Outubro, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia, o apuramento de Cabo Verde ao Mundial.

O guardião de 1,89 metros, 75Kg, que partilha o estatuto de capitão dos “Tubarões Azuis” com Ryan Mendes e que nesta temporada regressou a Portugal para representar a equipa do Chaves na Liga de honra, nutre uma grande experiência, face a sua pasagem por países como Cabo Verde, Angola, Moldávia, Portugal, Chipre e Eslováquia.

O veterano guarda-redes, dono da baliza da selecção de Cabo Verde há muitos anos,  , já soma 90 internacionalizações e esteve nas quatro participações  do Campeonato Africano das Nações (CAN) com os Tubarões Azuis.

Vozinha cortado.jpg

O experimentado e categorizado guarda-redes, disse que sempre sonhou com o Mundial  e que já qualificado  “Cabo Verde respeita todos os adversários, mas que joga  sempre para fazer o melhor pela nossa seleção e honrar o nome do nosso país”

Num momento em que está nomeado pela CAF na corrida ao Guarda-redes do Ano em África no ano em curso, Vozinha concedeu este exclusivo ao cvsports, jogo limpo, salientando que a qualificação de Cabo Verde ao Mundial representa um orgulho enorme e a concretização de um sonho para todo o cabo-verdiano.

Cvsprts-Jogo Limpo - O que significa para si esta histórica qualificação ao Mundial?

Está qualificação não significa só para mim, mas para todo o povo cabo-verdiano. Um orgulho enorme e o realizar de um sonho.

2 - Desde quando começou a sonhar com esta qualificação

Já sonho com isto desde as qualificações anteriores. Nessa qualificação sentimos que se conseguimos estar no nível do último CAN estaríamos próximo da qualificação. Mesmo depois da derrota em Camarões nunca desistimos e jogo a jogo fomos acreditando mais e mais.

3 -Será que os jogadores cabo-verdiano já têm a dimensão do eco desta conquista a nível mundial? 

Sabemos que fizemos algo muito grande para o novo país para o futebol cabo-verdiano, mas sinceramente a dimensão, o quão grande foi a qualificação ainda não sei.

Vozinha Chaves  cortada.jpg

4 - O que é que se pode esperar de Cabo Verde no Mundial, como o país mais pequeno do Mundo a se qualificar para a maior prova do mundo do futebol?

O mesmo Cabo Verde de sempre, respeitando todos os adversários, mas jogando sempre para fazer o melhor pela nossa seleção e honrar o nome do nosso país

5 - Já agora é sabido que o Mundial 2026 vai ser disputado entre EUA, México e Canadá. EM qual deste país preferes que o sorteio dita o nosso quartel general, sede.

Estados Unidos da América (Cabo Verde tem a sua maior comunidade da diáspora concentrado nos EUA, dados oficiais fala-se em mais de 80 mil cabo-verdianos).

 

selec.webp

6 - Até que ponto a tua segurança na baliza, aliada à sua experiência e determinação foi crucial para o sucesso dos Tubarões Azuis?

No momento como este de conseguir algo tão grande, é um feito de todos sem individualizar. Mas sempre que entro em campo tento fazer o meu melhor e com a experiência na baliza e no futebol África tento sempre transmitir tranquilidade e serenidade para que a equipa se sente confiante

7 - Até que ponto a união no seio do grupo foi crucial para todos esta campanha, sete vitórias, dois empates e uma única derrota? 

No desporto colectivo se não houver união não conseguimos nada. Desde sempre a nossa união nos levou a grandes conquistas, e nessa qualificação ficou visível que temos uma grande união e respeito por todos na nossa selecção

Uma mensagem aos teus fãs !

Agradecer por tudo e que continuem apoiando o nosso pais independente das circunstâncias e resultados

Ficha Técnica -  

Futebol

 ÉPOCAEQUIPA
 

2025/26

GD Chaves (Portugal)

 

2024/25

GD Chaves (Portugal)

 

2023/24

AS Trencin (Eslovâq.) 

 

2022/23

AS Trencin (Eslováq.) 

 

2021/22

AEL Limassol (Chipre) 

 

2020/21

AEL Limassol (Chipre)

 

2019/20

AEL Limassol (Chipre)

 

2018/19

AEL Limassol (Chipre)

 

2017/18

AEL Limassol (Chipre)

 

2016/17

Gil Vicente (Portugal)

 

2015/16

FC Zimbru (Angola)

 

2015

Mindelense (Cabo Verde)

 

2014

Progresso Sambizanga (Angola)

 

2013

Progresso Sambizanga (Angola)

 

2012

Progresso Sambizanga (Angola)

 

2011

Mindelense (C, Verde)

 

2010

Batuque (C. Verde)

 

2009

Batuque (C. Verde)

 

2008

Batuque (C Verde)

 

 

Partilhar