Vistos para EUA no passaporte cabo-verdiano com caução nos 15.000 dólares
Cabo Verde passará a integrar o Programa de Caução para Concessão de Vistos dos EUA, pelo que os requerentes de passaporte cabo-verdianos passarão a pagar uma caução até 15.000 USD a partir de 21 de Janeiro.
Esta revelação foi tornada pública nesta noite de terça-feira, 06, pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, esclarecendo que esta medida vai ser aplicada a “qualquer cidadão ou nacional que viaje com passaporte cabo-verdiano - independentemente do local onde apresente o pedido - que seja considerado elegível para um visto de negócios/turismo (B1/B2) dos EUA.
O montante da caução que pode atingir os 15.000 USD (cerca de 1500 contos cabo-verdianos) será determinado por um funcionário consular durante a entrevista de visto.
A caução, ainda de acordo com a fonte, será reembolsada se o titular cumprir todas as condições do visto e sair dos Estados Unidos antes do termo do período de permanência autorizado.
“Os vistos B1/B2 válidos já emitidos mantêm-se válidos”, elucida a comunicação dos EUA na cidade da Praia, sublinhando que “o pagamento da caução deve ser feito apenas após receber instruções de um funcionário consular”, pelo que alerta para não se efectuar qualquer pagamento antecipado.



