Sorteio Mundial2026: Cabo Verde conhece hoje em Washington os adversários da sua inédia participação
Cabo Verde afigura-se entre as 42 nações que vão estar hoje no sorteio para o Campeonato do Mundo da FIFA2026, que se realiza em Washington (EUA), cuja prova vai ser disputada nos EUA, México e Canadá.
Os Tubarões Azuis, nome pela qual é conhecida a selecção de futebol de Cabo Verde, marca presença inédita numa fase final do Campeonato do Mundo, uma qualificação alcançada às custas de países como Camarões, Líbia, Angola, Maurícias e Eswatini, com quem partilhou e ganhou o grupo de qualificação.
O sorteio final está agendado para às 12:00 locais (16:00 em Cabo Verde), no Kennedy Center, em Washington, D.C., nos Estados Unidos.
Tom Brady, Shaquille O'Neal, Wayne Gretzky e Aaron Judge estarão no palco, e o ex-capitão da Inglaterra, Rio Ferdinand, conduzirá o sorteio.
O convidado especial Eli Manning, lenda da NFL, dará mais um toque de estrela ao evento como apresentador do tapete vermelho.
Seis das 48 equipas que participarão na Copa do Mundo da FIFA 2026 ainda não foram definidas, e só serão conhecidas em Março de 2026.
Quatro virão da repescagem europeia, que será disputada por Albânia, Bósnia Herzegovina, Dinamarca, Itália, Kosovo, Irlanda do Norte, Macedónia do Norte, Polónia, República da Irlanda, Roménia, Eslováquia, Suécia, Turquia, Ucrânia, País de Gales e Chéquia.
As outras duas vagas serão definidas entre seis equipas no torneio de qualificação da FIFA para a Copa do Mundo que conta com Bolívia, Iraque, RD do Congo, Nova Caledônia, Jamaica e Suriname.
Cabo vai estar representado pelo seleccionador nacional da modalidade, Pedro Brito, mais conhecido por Bubista, o Melhor Treinador Africano do ano pela CAF Award2025, numa delegação constituída ainda pelo vice-presidente da FCF Paulo Santos e pelo secretário-geral Dan Merck, devendo o Governo estar representado pelo ministro do Desporto, Carlos Monteiro.
Cabo Verde, país de apenas 4.033 quilómetros quadrados e menos de 500 mil habitantes residentes, mas com uma numerosa diáspora espalhada pelo mundo, consolidou a liderança do Grupo D de qualificação.
Somou 23 pontos, frutos de sete vitórias, dois empates e uma única derrota, no universo de dez jogos, tendo deixado pelo caminho a emblemática formação dos Camarões.
A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) foi fundada há 43 anos e sua filiação na FIFA ocorreu a 28 de Maio de 1986, durante a Comissão Executiva realizada na Cidade de México, por altura do Mundial desse ano.
Cabo Verde viria a estrear-se numa prova da FIFA neste milénio, mais precisamente em Abril de 2000, e agora conquista o Mundo com a sua irreverência, coronado o sonho de toda a geração do futebol com a primeira presença num Mundial de Futebol.
Cinco séculos e meio após o seu descobrimento, mais precisamente 565 anos do seu achamento atribuído historicamente aos descobridores Diogo Gomes e Anthony Noli, Cabo Verde marca, assim, presença inédita do Mundial de 2026, a ser disputado entre Estados Unidos da América (país que agrupa a maior comunidade cabo-verdiana na diáspora), México e Canadá.
O continente africano vai estar representado por Cabo Verde, África do Sul, Argélia, Costa do Marfim, Egito, Gana, Marrocos, Senegal e Tunísia.
Os 42 países que estarão no sorteio
Coanfitriões: Canadá, EUA e México.
AFC: Austrália, Arábia Saudita, Catar, Japão, Jordânia, República da Coreia, RI do Irã e Uzbequistão.
CAF: África do Sul, Argélia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Egito, Gana, Marrocos, Senegal e Tunísia.
CONCACAF: Curaçau, Haiti e Panamá.
CONMEBOL: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai.
OFC: Nova Zelândia.
UEFA: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Escócia, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Noruega, Portugal e Suíça.
Divisão de Potes
Pote 1: Canadá; México; EUA; Espanha; Argentina; França; Inglaterra; Brasil; Portugal; Holanda; Bélgica e Alemanha.
Pote 2: Croácia; Marrocos; Colômbia; Uruguai; Suíça; Japão; Senegal; Irão; República da Coreia; Equador; Áustria e Austrália.
Pote 3: Noruega; Panamá; Egito; Argélia; Escócia; Paraguai; Tunísia; Costa do Marfim; Uzbequistão; Catar; Arábia Saudita; África do Sul.
Pote 4: Jordânia; Cabo Verde; Gana; Curaçau; Haiti; Nova, Zelândia; vagas A, B, C e D da repescagem europeia; vagas 1 e 2 do Torneio Classificatório da FIFA.

